Jornal do Ônibus: estudo sobre a utilização da informação pelos usuários do ônibus convencional e MOVE de Belo Horizonte

Autores

  • Thaianne Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Comportamento Informacional. Acesso à Informação. Jornal do Ônibus.

Resumo

O Jornal do Ônibus é um instrumento utilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte para facilitar a comunicação e transmissão de informações para os usuários dos ônibus convencionais e MOVE, que compõem um público heterogêneo. Vigora ininterruptamente desde 1994 e atualmente se encontra na sua 509ª edição. Foi estudado o comportamento informacional dos usuários desses meios de transportes públicos e a assimilação das informações do referido Jornal. Utilizando a técnica de Card Sorting foi possível hierarquizar as informações mais importantes para os usuários e, em conjunto, entrevistas e questionários foram aplicados para auxiliar nessa busca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaianne Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (desde 2015). Atualmente é estagiária em Análise de Metainformação na Omnilogic Inteligência S/A. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Suas áreas de interesse relacionam-se aos seguintes temas: Ciência de Dados, Análise de dados, Organização da Informação, Novas tecnologias, Desenvolvimentos de Softwares, Indexação, Usuários da Informação, Arquitetura da Informação, Consultoria em Usabilidade, UX (User Experience).

Downloads

Publicado

2017-08-06

Como Citar

VIEIRA, T. Jornal do Ônibus: estudo sobre a utilização da informação pelos usuários do ônibus convencional e MOVE de Belo Horizonte. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17015. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos