O CONHECIMENTO E A FREQUÊNCIA DOS MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS DE BELO HORIZONTE PELOS DISCENTES DA UFMG
Palavras-chave:
, Conhecimento, Frequência, Público, Belo Horizonte.Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa de usuários de museus que objetivava evidenciar o conhecimento e a frequência dos museus e instituições culturais da cidade de Belo Horizonte pelos discentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A problemática basilar para o estudo é sondar a potencialidade do público com elevado nível de instrução escolar na frequência dos espaços museológicos da cidade. Para tanto, foram arquitetados e correlacionados métodos quantitativos e qualitativos, os quais possibilitaram em algumas análises prover evidências de que algumas hipóteses aqui propostas são verdadeiras e a observação de resultados relevantes. A partir dos resultados de ambas as fases da pesquisa, pôde-se concluir que, apesar dos discentes da UFMG terem afirmado que têm por hábito cultural frequentar os museus, boa parte dos participantes, seja aqueles que ascenderam a pesquisa através do questionário ou através da entrevista, não costumam frequentar assiduamente estes espaços. Destaca-se, que muito dos espaços que obtiveram grande indicações de desconhecimento ou de não frequência, são instituições com orçamentos minúsculos, que não comportam a demanda de trabalho. Por fim, serão expostas algumas considerações finais que mesclam as conclusões gerais da pesquisa com algumas meditações encontradas na leitura bibliográfica sobre o tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.