Público escolar e museus: relação entre capital cultural e frequência a museus por alunos do ensino médio de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Palavras-chave:
público de museus, estudo de público, capital cultural, museuResumo
Com o objetivo de avaliar a importância do capital cultural na frequência a museus, foi realizado um levantamento entre alunos do 1° ano do ensino médio de duas escolas de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: questionário autoaplicável e entrevista face a face. Para estimar a força da associação do capital cultural com o hábito de ser visitante de museus foi desenvolvido um modelo explicativo que avaliou o tipo de escola (pública ou particular), as características demográficas dos alunos e indicadores de capital cultural. Utilizando a regressão logística multivariada, observou-se que a chance do estudante ter visitado museu no ano da pesquisa foi cinco vezes maior entre aqueles que já foram ao teatro, e cerca de três vezes maior entre aqueles com hábito de leitura ou experiência de visita a museus em companhia da família. A investigação qualitativa mostrou que (1) o interesse por museus está associado às experiências de visitação em família; (2) há diferenças entre a visita com a escola e com a família; (3) o museu é prioritariamente tido como espaço de aprendizagem; (4) independentemente do capital cultural, a experiência de visitação significativa em museus é aquela que desperta interesse e entusiasmo.Downloads
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