Biblioteca Universitária do Futuro: percepção dos usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, Estudo de usuários, Biblioteca do futuroResumo
O estudo de usuários é uma forma de tornar as necessidades dos usuários conhecidas e possibilitam a comunicação entre a biblioteca e a sua comunidade. Para entender o que os usuários desejam de uma biblioteca, o objetivo do estudo é conhecer a percepção dos usuários da Biblioteca Central sobre como será a biblioteca universitária do futuro. A metodologia consistiu em uma abordagem quanti-qualitativa com a aplicação de questionários para os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Na primeira etapa, foram respondidos 279 questionários, sendo que 166 foram considerados válidos. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com 10 estudantes de graduação. A análise dos dados aponta que os alunos esperam que biblioteca universitária do futuro tenha maior integração com a tecnologia, aumento da diversidade de serviços oferecidos, melhoria na estrutura e dos móveis, porém, ainda esperam encontrar aspectos tradicionais de uma biblioteca. Constatou-se também que devido às limitações, tais como: influência do ambiente nas respostas e a visão do bibliotecário pelos usuários, sugere-se que o estudo seja replicado em outros tipos de biblioteca para conhecer suas percepções de como será uma biblioteca no futuro para propor um novo modelo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.