A abordagem contextual em arquivos pessoais: o caso do fundo guita mindlin

Autores

  • José Victor das Neves
  • Laiza Gomes de Souza
  • Pedro José de Carvalho Neto

Palavras-chave:

Arquivos pessoais. Descrição arquivística. Abordagem contextual.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de descrição fundo de Guita Mindlin, pertencente ao acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo. O fundo é constituído principalmente por documentos relativos ao envolvimento de sua titular com o mundo da conservação e do restauro de livros e documentos, profissão que exerceu a partir da década de 1970. Grande parte dos documentos também diz respeito aos cargos que Guita ocupou na Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). A descrição dos documentos foi realizada de acordo com a chamada abordagem contextual de arquivos pessoais, que possibilitou a criação de uma cronologia da vida da titular do fundo, em que se buscou relacionar os documentos às atividades e eventos dos quais se originaram. Nesse processo, procurou-se desenvolver um instrumento de pesquisa, de modo a proporcionar o acesso ao fundo, de grande interesse para o estudo da história da conservação e do restauro de livros e documentos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Victor das Neves

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e mestrando em História Econômica pela mesma instituição.

Laiza Gomes de Souza

Graduanda em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Pedro José de Carvalho Neto

Graduando em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

2018-03-17

Como Citar

NEVES, J. V. das; SOUZA, L. G. de; NETO, P. J. de C. A abordagem contextual em arquivos pessoais: o caso do fundo guita mindlin. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17037. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos