A TEMÁTICA DO ACESSO ABERTO NA LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL ENTRE 2002 E 2018

Autores

  • Flávio Salgueiro Rodrigues Universidade Federal Fluminense -UFF
  • Alexandre Carlos Gugliotta Universidade Federal Fluminense -UFF

Palavras-chave:

acesso aberto, informação científica, publicações científicas

Resumo

Trata da temática do acesso aberto à informação científica como objeto de pesquisa e de publicação de autores brasileiros, com vistas a oferecer um panorama do interesse de estudos que o tema vem despertando no meio da comunidade científica no país. Como metodologia, utiliza-se de verificação o uso da palavra-chave "acesso aberto" em diversas publicações científicas entre os anos de 2002 e 2018. Procura demonstrar o resultado das buscas em periódicos científicos, em banco de dissertações e teses e em anais de congressos no campo da Ciência da Informação na forma de gráfico. Como resultado conclui-se que existiu uma influência entre os debates acerca do acesso aberto no Brasil e o aumento da produção em volta dessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Salgueiro Rodrigues, Universidade Federal Fluminense -UFF

Graduação em Biblioteconomia e Documentação -UFF. Graduação em Arquivologia -UFF.

Alexandre Carlos Gugliotta, Universidade Federal Fluminense -UFF

Graduação em História -UFF. Mestrado em História -UFF. Graduação em Biblioteconomia e Documentação -UFF. Doutorando em Ciência da Informação -UFF.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

RODRIGUES, F. S.; GUGLIOTTA, A. C. A TEMÁTICA DO ACESSO ABERTO NA LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL ENTRE 2002 E 2018. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17040. Acesso em: 25 abr. 2024.