OS TIPOS DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO EM "DESVENTURAS EM SÉRIE"

Autores

  • Ágila Garcia Bezerra Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Unidades de informação, Biblioteca, Arquivo, Museu, Desventuras em série

Resumo

Apresenta como objeto de estudo a obra Desventuras em série. Analisa e classifica os tipos de unidades de informação presentes em cada um dos treze livros que compõem a coleção. Conceitua brevemente biblioteca, arquivo e museu. Utiliza como metodologia a pesquisa descritiva. Quanto à natureza da pesquisa, caracteriza-se como quantitativa e qualitativa, além de possuir abordagem mista. Tem com fonte de coleta de dados os próprios volumes da obra estudada, e faz uso da análise de conteúdo como técnica de análise dos dados obtidos. Mostra as bibliotecas como predominantes nos quase 170 capítulos da obra. Esclarece que nem todos os centros de preservação da memória são bibliotecas, mas distinguem-se entre arquivos e museus. Finaliza sugerindo que outras pesquisas sejam realizadas acerca dos aspectos relativos à Biblioteconomia que podem ser explorados na série de Lemony Snicket.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ágila Garcia Bezerra, Universidade Federal do Pará

Discente de Graduação em Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Estagiária da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP).

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

BEZERRA, Ágila G. OS TIPOS DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO EM "DESVENTURAS EM SÉRIE". Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17044. Acesso em: 20 abr. 2024.