A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA DA UNAMA NAS REDES SOCIAIS: Facebook e Twitter

Autores

  • Priscila Nazaré Castro Progene Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

, Redes Sociais. Disseminação da Informação. Web marketing.

Resumo

A pesquisa objetiva analisar o trabalho da disseminação da informação da Biblioteca da UNAMA por meio das Redes Sociais Facebook e Twitter, mostrando de que forma elas contribuem para o Web marketing dessa biblioteca. A metodologia utilizada foi através do funcionamento por meio de uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como Pontes e Santos (2011), Maness (2007), entre outros, que deram sustentação teórica acerca das Redes Sociais e sua utilização pelas bibliotecas universitárias. Para a coleta de informações, também se realizou uma pesquisa exploratória de observação do funcionamento dos serviços, além de uma entrevista com um dos bibliotecários responsáveis pelo gerenciamento dessas redes. Os resultados revelam que o uso das Redes Sociais utilizadas pela referida Biblioteca, gradativamente vem recebendo mais visibilidade frente à comunidade acadêmica, na medida em que possibilita uma interação fácil e rápida com o usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Nazaré Castro Progene, Universidade Federal do Pará

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2015). Durante a graduação atuou como Bolsista da Universidade da Amazônia (UNAMA) exercendo atividades na Biblioteca setor de referência da respectiva Universidade, no período de 20 de maio de 2011 a 20 de novembro de 2011. Foi bolsista do programa de estágio da UFPA sob o controle do Instituto de Geociências do setor da Biblioteca Raimundo Montalvão atuando na área de atendimento ao público, elaboração de pesquisas, normalização de referência e trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT, no período de 05 de setembro de 2011 a 05 de outubro de 2013. Estagiou no Tribunal de Justiça do Estado do Pará TJPA na Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará (ESM) realizando o serviço de Catalogação e indexação de livros e periódicos no sistema operacional da Biblioteca, atendimento ao usuário, realização de pesquisas, normalização de documentos dentro das normas da ABNT. No ano de 2013 a 2014 Estagiou na Assembleia Legislativa do Estado do Pará desenvolvendo o projeto de ?Revitalização e atualização do acervo da Biblioteca Newton Miranda? ministrou palestras para os servidores sobre a ?Importância e valorização do acervo de Obras Raras? No ano de 2015 Formou-se e foi contratada pela mesma instituição. No ano de 2017 trabalhou como Bibliotecária na Associação Beneficente Filhas de San?t ana ? Colégio Santa Rosa na área de Atendimento ao público, realização de pesquisas e eventos na Biblioteca, elaboração de projetos acadêmicos, instalação e treinamento do sistema Active Soft para funcionários, ministrou curso para alunos do convênio de ?Iniciação a aplicação das normas da ABNT?. No ano de 2018 até em janeiro de 2019 prestou serviço a Assembleia Legislativa do Estado do Pará ? ALEPA auxiliando na mudança de sede da Biblioteca, atuou na realização de pesquisas, analisando as informações para sua futura disseminação, auxiliando na busca e na seleção de materiais para a sessão de Biblioteca. Ministrou cursos de "Gestão de Documentos e Arquivos" para servidores.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

PROGENE, P. N. C. A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA DA UNAMA NAS REDES SOCIAIS: Facebook e Twitter. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17045. Acesso em: 25 abr. 2024.