A biblioteca da Procuradoria da Reública no estado do Pará: seu papel na democratização e no acesso da informação jurídica

Autores

  • Erik André de Nazeré Pires Universidade Federal do Pará. Graduando em Biblioteconomia. Estagiário da Biblioteca da Procuradoria da República no Estado do Pará.

Resumo

Trata da importância da Biblioteca da Procuradoria da República integrante do Ministério Público Federal no Estado do Pará, evidenciando o seu papel democrático de acesso a informação no segmento jurídico no que se refere a essa Unidade de Informação (U.I.) na contemporaneidade. Tem como objetivo geral mostrar a influência dessa biblioteca para a sociedade paraense, relatando o seu grau de relevância ao acesso democratizado da informação nos dias correntes e visualizar como a mesma oferece um leque de oportunidades na obtenção de informações jurídicas relevantes para os usuários terem subsídios na realização de suas pesquisas, tendo como o bibliotecário jurídico um mediador entre os consulentes da informação no ramo do direito. A problematização consiste em não existir uma literatura consistente a respeito dessa U.I. e com isso proporcionando como motivação o anseio de aportar conhecimentos a respeito dessa biblioteca. O procedimento metodológico é caracterizado por meio de uma pesquisa teórico-exploratória, com o propósito de embasar a fundamentação teórica para subsidiar a produção do trabalho. Os resultados apresentam que a evolução, principalmente de cunho tecnológico da biblioteca no sentido de oferecer serviços e produtos com qualidade aos seus consulentes, com o intuito propiciar aos mesmos fontes de informações atualizadas no que diz respeito à legislação, doutrina e jurisprudência, principais fontes de informação na área jurídica e assinaturas de periódicos relevantes para esse campo profissional, juntamente com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação para satisfazerem informacionalmente os seus consulentes de modo eficiente e prático. Palavras-chave: Procuradoria da República – Pará. Ministério Público Federal – Pará. Tecnologias da Informação e Comunicação. Bibliotecário Jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

PIRES, E. A. de N. A biblioteca da Procuradoria da Reública no estado do Pará: seu papel na democratização e no acesso da informação jurídica. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17328. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

GT1 - Cultura, informação e sociedade