Alexandre Rodrigues Ferreira: um naturalista brasileiro produzindo informação sobre a Amazônia e o Centro-Oeste (1783-1792)

Autores

  • Josiane Miranda Maciel Universidade Federal do Pará – UFPA. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Paula Stephanie Sodré dos Santos Universidade Federal do Pará – UFPA. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Suelene Santana Assunção Universidade Federal do Pará – UFPA. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

O século XVIII foi caracterizado por grandes avanços científicos e diversas viagens exploratórias realizadas pelas principais potências europeias aos territórios conquistados. Este trabalho objetiva verificar o papel da obra produzida pelo naturalista brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira ao interior da Amazônia e do Centro-Oeste, entre 1783 e 1792, tomando a como instrumento de registro e de disseminação de informações científicas sobre as regiões em foco. Para isso faz-se uma pesquisa documental, centrada no livro “Viagem Filosófica”, contextualizando-a e complementado-a com a pesquisa bibliográfica sobre a vida e a obra de Alexandre Rodrigues Ferreira. Verifica-se que a expedição do naturalista resultou num levantamento sistemático e diversificado de informações sobre os recursos naturais e os povos da Amazônia e do Centro-Oeste. Além das anotações do autor, a farta iconografia produzida funcionava como um retrato de tudo o que era visto no Brasil para ser mostrado à Coroa Portuguesa. Assim, as informações resultantes dessa expedição compõem um vasto acervo que continua a contribuir para o legado científico da época, bem como para as diversas áreas do conhecimento humano na atualidade. Palavras-chave: Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792). Viagem Filosófica. Brasil – Século XVIII

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

MACIEL, J. M.; SANTOS, P. S. S. dos; ASSUNÇÃO, S. S. Alexandre Rodrigues Ferreira: um naturalista brasileiro produzindo informação sobre a Amazônia e o Centro-Oeste (1783-1792). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17330. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT1 - Cultura, informação e sociedade