Alexandre Rodrigues Ferreira: um naturalista brasileiro produzindo informação sobre a Amazônia e o Centro-Oeste (1783-1792)
Resumo
O século XVIII foi caracterizado por grandes avanços científicos e diversas viagens exploratórias realizadas pelas principais potências europeias aos territórios conquistados. Este trabalho objetiva verificar o papel da obra produzida pelo naturalista brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira ao interior da Amazônia e do Centro-Oeste, entre 1783 e 1792, tomando a como instrumento de registro e de disseminação de informações científicas sobre as regiões em foco. Para isso faz-se uma pesquisa documental, centrada no livro “Viagem Filosófica”, contextualizando-a e complementado-a com a pesquisa bibliográfica sobre a vida e a obra de Alexandre Rodrigues Ferreira. Verifica-se que a expedição do naturalista resultou num levantamento sistemático e diversificado de informações sobre os recursos naturais e os povos da Amazônia e do Centro-Oeste. Além das anotações do autor, a farta iconografia produzida funcionava como um retrato de tudo o que era visto no Brasil para ser mostrado à Coroa Portuguesa. Assim, as informações resultantes dessa expedição compõem um vasto acervo que continua a contribuir para o legado científico da época, bem como para as diversas áreas do conhecimento humano na atualidade. Palavras-chave: Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792). Viagem Filosófica. Brasil – Século XVIIIDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.