O Papel do bibliotecário como mediador da informação: o lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE‟S)
Palavras-chave:
Profissional da Informação, Leitura lúdica, Pessoas com necessidades educacionais especiais.Resumo
Busca refletir sobre algumas questões acerca do profissional da informação. E investiga o problema da necessidade de aprofundamento no estudo dos processos de disseminação da informação no contexto do lúdico. Argumenta a inserção de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, no que diz respeito a Síndrome de Down. Utiliza na discussão dois conceitos básicos: modernidade e a utilização do lúdico como meio para a formação dos PNEE‟s. A pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico de caráter exploratório e de uma abordagem qualitativa, feita através de consultas a fontes de diferentes formatos sobre o assunto em questão, particularmente os desenvolvidos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Tecnologia e Arte Educação, para a atuação dos novos profissionais da informação. O estudo do tema proposto envolveu as seguintes etapas: identificação de fontes de informação especializada (livros, periódicos e Internet), impressa e eletrônica, em que são discutidas as teorias a respeito do assunto abordado; leitura, interpretação e análise do conteúdo do material pesquisado, para identificação dos aspectos discutidos no tema. Nas considerações finais aponta que os bibliotecários brasileiros estão transitando de um domínio pautado no paradigma do documento e assimilando o paradigma da informação, o que é expresso, por exemplo, na busca de inovação em produtos e serviços fundamentados em tecnologia digital, assim como, a sua relação com a área social. Refletindo também acerca dos profissionais da informação educadores e arte-educadores, de que é possível integrar pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE‟s).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.