O bibliotecário como arquiteto da informação: os desafios e as novas abordagens no hodierno Contexto

Autores

  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Discente de Iniciação Científica- 4°período do Curso de Biblioteconomia.
  • Eliane Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Prof. Dra./ Orientadora- Departamento de Biblioteconomia.

Resumo

Estuda a Arquitetura da Informação e a organização da memória documental em ambiente digital. Analisa o contexto biblioteconômico e suas práticas de gestão da informação com vistas a prestar serviços de qualidade na organização de sistemas de preservação e difusão do patrimônio histórico da sociedade. Aponta algumas das relações entre memória e tecnologia ao longo da história da humanidade. Objetiva identificar a importância do profissional da informação como Arquiteto da Informação na estruturação de websites visando à qualidade da disponibilidade e encontrabilidade do patrimônio histórico em meio digital, a fim de possibilitar a garantia do acesso às gerações futuras. Utiliza como metodologia pesquisas bibliográficas e eletrônicas que subsidiaram o desenvolvimento da pesquisa. Aborda também a reflexão de que os sistemas de preservação e difusão da memória digital devem ser ergonômicos atuando através de serviços com mecanismos de descrição arquivística e interface de fácil acesso para que o usuário possa ter uma navegação estrutural com tecnologia assistiva que visa a e-acessibilidade. Menciona a importância das informações primitivas serem disponíveis em infovias a fim de reunir os acervos documentais que comprovem a veracidade dos fatos. Conclui relacionando o papel biblioteconômico em prol da boa ergonomia da Arquitetura da Informação na perspectiva de serviços intuitivos que promovam acessibilidade. Enfatiza ainda a necessidade de ampliar os estudos sobre a interação homem-computador (IHC). Dessa forma, poderá ser bem sucedido o desempenho geral de sistemas de informação de difusão da memória documental na web com vistas à prestação de serviços informacionais de qualidade. Palavras-Chave: Gestão da Informação. Memória Documental. Arquitetura da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

SANTOS, R. F. dos; DA SILVA, E. F. O bibliotecário como arquiteto da informação: os desafios e as novas abordagens no hodierno Contexto. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17372. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...