Políticas públicas para acervos digitais

Conteúdo do artigo principal

Paula Renata Santos Pestana

Resumo

O artigo aborda as políticas para acervos digitais. Discute a criação e funcionamento do Comitê de Digitalização e Acesso à Cultura para a integração entre as instituições públicas e privadas na melhoria da sociedade brasileira. Analisa as propostas do governo federal, como o Plano Nacional de Banda Larga e a revisão da Lei de Direitos Autorais, como estratégia para o desenvolvimento da cultura em meio digital no país. Apresenta as vertentes fundamentais do Plano Nacional de Digitalização e acesso a Cultura e Conhecimento (PNDAC-BR), como possibilidade de acesso público. Aborda as estratégias e modelos de sustentabilidade para financiamento de projetos de digitalização. Enfoca os acervos públicos brasileiros com suas variadas coleções.

Palavras-chave: Acervos digitais. Políticas de Digitalização. Cultura e conhecimento. Plano Nacional de Digitalização. Políticas Públicas.

Detalhes do artigo

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...

Como Citar

PESTANA, Paula Renata Santos. Políticas públicas para acervos digitais. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17390. Acesso em: 24 jul. 2026.