Bibliografias brasileiras especializadas e a importância da preservação no meio impresso: um estudo das Bibliografias de Física e Matemática

Autores

  • Alessandra Helena da Mata Nunes Universidade Federal do Pará (UFPA). Discente de Biblioteconomia.
  • Cláudia Nery da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA). Discente de Biblioteconomia.
  • Elane Ribeiro Silva Universidade Federal do Pará (UFPA). Discente de Biblioteconomia.
  • Larissa Lima da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA). Discente de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Bibliografias Brasileiras Especializadas. Bibliografia Brasileira de Física. Bibliografia Brasileira de Matemática.

Resumo

Aborda acerca das Bibliografias Brasileiras Especializadas no contexto de seu surgimento na década de 50, enfatizando a contribuição do então Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) ao tornar a produção científica brasileira institucionalizada por meio da elaboração de bibliografias das diversas áreas do conhecimento, bem como identifica todos os eventos que levaram à descontinuidade dessas bibliografias. Investiga uma amostra de quatro referências bibliográficas retiradas de maneira aleatória das Bibliografias Brasileiras de Física e Matemática, cujo estudo será evidenciado na pesquisa, com o intuito de verificar as suas disponibilidades em texto completo no meio eletrônico. Para a elaboração deste artigo, cuja natureza é essencialmente teórica, foi realizada pesquisa exaustiva nos diversos segmentos disponíveis na web, tais como: sites de busca, a exemplo do Google e do Google Acadêmico, páginas e portais eletrônicos, a exemplo do Portal de Periódicos da Capes, bancos e bases de dados nacionais e internacionais, entre outros. No que tange à discussão acerca das bibliografias brasileiras, utilizaram-se como suporte teórico principal as ideias de Campos e Caldeira (1988) e de Campello et al (2000). Conclui que as bibliografias brasileiras especializadas impressas, a exemplo das bibliografias de Física e Matemática, são de suma relevância para o resgate da memória e a preservação de toda a produção bibliográfica científica produzida no Brasil nas décadas de 50 a 80, uma vez que, conforme resultados obtidos, 50% das referências analisadas não estão disponíveis, em texto completo, na web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

NUNES, A. H. da M.; SILVA, C. N. da; SILVA, E. R.; SILVA, L. L. da. Bibliografias brasileiras especializadas e a importância da preservação no meio impresso: um estudo das Bibliografias de Física e Matemática. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17415. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)