UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário

Autores

  • Ricardo Bomfim Goes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Discente de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Rede Sirius. Aprendizado. Automação de Biblioteca. Futuro Profissional.

Resumo

Descreve a importância do Estágio Interno Complementar para a formação e qualificação do futuro profissional dos alunos de biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de apoiar a formação de futuros profissionais bibliotecários. Durante o período de estágio, os alunos contaram com auxílio dos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas setoriais e da bibliotecária coordenadora do projeto. O presente trabalho apresenta a criação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o seu contexto histórico relacionado à criação do campus Maracanã. Ressalta a criação da Rede Sirius que têm como objetivo principal administrar as bibliotecas. Comenta o processo de aprendizagem dos alunos proporcionando a capacitação do estágio em duas áreas de atuação profissionais fundamentais: Competência Informacional e Processamento Técnico da Informação. Expõe os métodos que auxiliam no aprendizado dos estagiários, como por exemplo, a utilização do sistema de automação de bibliotecas (VIRTUA), auxílio no processamento técnico bibliográfico. Apresenta os resultados parciais do referido projeto mostrando que o futuro profissional assimilará o aprendizado necessário para lidar com as novas tecnologias. Conclui ressaltando a importância do estágio supervisionado, oportunidade única de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, analisando criticamente o cotidiano e estabelecendo ligação entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

GOES, R. B. UERJ – Rede Sirius: a importância do estágio interno complementar no processo de qualificação profissional do futuro bibliotecário. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17419. Acesso em: 23 abr. 2024.