Organização de unidades de informação: relato de experiência da biblioteca da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídicos de Alagoas

Autores

  • Annelise Pimentel Cavalcante

Palavras-chave:

Bibliotecas especializadas.Organização de unidades de informação. Planejamento.Projeto de (re)organização.

Resumo

Aborda um relato de experiência acerca do Projeto de organização de unidades de informação trabalhado na Biblioteca da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH-AL). Os procedimentos metodológicos foram realizados com uma pesquisa bibliográfica para fundamentar as bases teóricas para realização do trabalho. Inicia com uma revisão de literatura mostrando opiniões de autores como Ashworth (1967), Cesarino (1978) a respeito de bibliotecas especializadas. Apresenta a instituição incluindo histórico e estrutura desta. Aborda também o trabalho desenvolvido pela biblioteca por meio de uma equipe formada por um bibliotecário e um estagiário. Usou-se teóricos como Mathesson (1995), Spector (1998), Belluzzo (1999) para fundamentar conceitos e características sobre organização de unidades de informação. A biblioteca não possuía nenhum método de classificação. As estantes não estavam alinhadas. Não usava nenhum software de gerenciamento de bibliotecas. Dentre os resultados obtidos indicou-se o uso do software SOPHIA Biblioteca, fora realizada uma lista de intercâmbio para doação de exemplares repetidos e (re)organização tanto física quanto do acervo da unidade de informação. Finalmente, apresenta algumas importâncias e contribuições com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados diante das mudanças propostas pelos esforços das pessoas que, realmente, engajaram neste projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

CAVALCANTE, A. P. Organização de unidades de informação: relato de experiência da biblioteca da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídicos de Alagoas. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17423. Acesso em: 26 abr. 2024.