Disseminação da produção científica em Ciência da Informação: análise do conhecimento gerado a partir das pesquisas realizadas pelos mestrandos do PPGCI

Autores

  • Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira Professora Doutora em Educação/ICI- UFBa
  • Jaires Oliveira Santos Graduanda em Biblioteconomia e Documentação. Aluna Voluntária.
  • Bruno Almeida dos Santos Graduando em Biblioteconomia e Documentação. Aluno Voluntário

Palavras-chave:

Disseminação da informação. Produção científica. PPGCI/UFBA.

Resumo

A literatura científica é fomentada pela publicação contínua dos produtos gerados a partir do exercício da pesquisa. Partindo da premissa de que o conhecimento gerado pelas pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação nem sempre atinge o patamar desejado de divulgação nos diferentes meios de comunicação, o projeto teve como objetivo analisar a produção cientifica resultante das dissertações produzidas no âmbito do PPGCI/ICI a fim de conhecer o grau de disseminação do conhecimento gerado para a comunidade científica da área. A metodologia adotada consistiu no delineamento de etapas necessárias para a execução dos procedimentos a serem seguidos: em primeiro lugar foi realizado o mapeamento das dissertações aprovadas no Programa no período de 2001 a 2009; em seguida realizou-se consulta aos sites da plataforma lattes e do PPGCI/UFBA para averiguar o registros da produção realizada conjuntamente entre os docentes e seus alunos no âmbito da pós-graduação. A abordagem metodológica se caracteriza por uma pesquisa do tipo quantitativa, entretanto, alguns dados possibilitaram uma reflexão de caráter qualitativo. Os dados foram analisados a partir de categorias temáticas previamente determinadas, delineadas em razão dos objetivos da investigação. Os resultados demonstram que: o programa de Pós-graduação do ICI/UFBA apesar de recente, menos de uma década, possui uma produção significativa; a produção científica conjunta é diversificada (livros, capítulos de livros, artigos, comunicações cientificas) com predominância para as comunicações científicas; os anais de eventos é majoritariamente o canal de disseminação dessa produção, seguido dos periódicos científicos; existe uma diversidade muito grande de revistas (18) que disseminam o conhecimento produzido por esses pesquisadores, sendo que as que apresentam maior número de artigos publicados são a Ciência da Informação e a Datagramazero; dentre os eventos que promovem maior disseminação da produção cientifica o Cinform é aquele de maior destaque; as temáticas relacionadas aos profissional da informação, documento digital e arquivo são as que tem prevalência entre as demais. Tais constatações evidenciaram que é necessário pensar em estratégias que permitam aperfeiçoar a disseminação de saberes que irão servir de embasamento para a nova geração de pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

BARREIRA, M. I. de J. S.; SANTOS, J. O.; SANTOS, B. A. dos. Disseminação da produção científica em Ciência da Informação: análise do conhecimento gerado a partir das pesquisas realizadas pelos mestrandos do PPGCI. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17433. Acesso em: 25 abr. 2024.