Assinatura de documentos eletrônicos utilizando certificados digitais: estudo de caso de assinaturas digitais aplicadas em atas de reuniões

Autores

  • Wagner Junqueira de Araújo Universidade Federal da Paraíba. Profº Dr. do Departamento de Ciência da Informação – DCI
  • Renato Melo Vieira Universidade Federal da Paraíba. Graduando do Curso de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Assinatura Digital. Certificado Digital. Documento Eletrônico.

Resumo

A necessidade de se manter as informações em segurança é tão antiga quanto a própria informação. No passado, imperadores colocavam guardas para proteger documentos oficiais e as igrejas mantinham seus documentos guardados a sete chaves. Com a explosão no uso dos computadores, os documentos ganharam o formato digital, e a internet passou a ser um grande veículo disseminador desse novo formato. Quanto maior o número de pessoas com acesso a determinada informação, maior sua vulnerabilidade. Com tanta informação circulando a velocidades de um clique, não demorou muito para que houvesse a necessidade de se ter ferramentas capazes de autenticar, dar integridade, confidencialidade, disponibilidade e para certos tipos de documentos o não repúdio ou irretratabilidade da ação ou autoria de um ato nos documentos digitais. O presente trabalho objetiva investigar assinaturas em documentos eletrônicos com chaves criptográficas assimétricas, utilizando certificados digitais gerados e gerenciados por em softwares livres ou gratuitos, que possibilitem garantir sua autenticidade. Utilizou-se uma abordagem experimental em conjunto com o método “multicritério de análise de decisão” (MMAD) para avaliação das ferramentas estudadas. O estudo constatou que todas as ferramentas analisadas possuem a funcionalidade de assinar documentos eletrônicos. No entanto, possuem diferenças quanto ao tipo de extensão usada, o idioma, tipo de licença, se usa de múltiplas assinaturas e na solicitação de senha ao assinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-05

Como Citar

ARAÚJO, W. J. de; VIEIRA, R. M. Assinatura de documentos eletrônicos utilizando certificados digitais: estudo de caso de assinaturas digitais aplicadas em atas de reuniões. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17435. Acesso em: 20 abr. 2024.