O processo de formação e desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí

Autores

  • Joelson Ramos Eduvirges Universidade Estadual do Piauí-UESPI- Acadêmico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Coleções. Biblioteca Central da UESPI. Formação do acervo.

Resumo

A pesquisa analisa sobre o processo de formação e desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da UESPI de Teresina. Verificar como ocorre à etapa de aquisição de materiais até a etapa do desbastamento do acervo. A elaboração da pesquisa iniciou-se com um estudo bibliográfico profundo sobre o tema desenvolvimento de coleções em bibliotecas, por meio de diversos materiais tais como: livros, artigos científicos, anais eletrônicos e publicações avulsas impressas. A pesquisa escolhida foi por meio de um estudo de caso, analisando a realidade real de um determinado local, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas. Através da pesquisa constatou que a Biblioteca Central da UESPI não possui uma política de desenvolvimento de coleções que abordem os critérios para a formação do acervo, as etapas do processo ocorrem de forma aleatória sem planejamento, e não existe um conselho formado para tomar as decisões sobre o acervo. A biblioteca nunca realizou um diagnóstico dos seus usuários. A seleção de títulos para as aquisições são elaboradas pelas coordenações de cada curso. A aquisição ocorre por meio da compra e doações, e os recursos do orçamento para a aquisição são originados de projetos de ensino. A etapa de avaliação não ocorre num período determinado. O desbastamento ocorre apenas remanejando alguns livros para descarte, doação ou restauração, onde a atividade de restauração é realizada apenas por alguns estagiários de biblioteconomia.

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Publicado

2014-08-05

Como Citar

O processo de formação e desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17438. Acesso em: 22 dez. 2024.