A influência do marketing nas bibliotecas universitárias: um estudo acerca da biblioteca da FATEC-CE

Autores

  • Maria Aparecida Nascimento Ferreira Graduanda do Curso de Biblioteconomia /UFC – Cariri.
  • Maria Paloma de Oliveira Furtado Graduanda do Curso de Biblioteconomia /UFC – Cariri.
  • Irma Gracielle Carvalho de Souza Professora do Curso de Biblioteconomia/UFC – Cariri. Mestre em Ciência da Informação /PPGCI/UFPB. Bacharel em Biblioteconomia /UFPB.
  • Alexandre Pereira de Souza Professor do Curso de Biblioteconomia/UFC – Cariri. Mestre em Ciência da Informação /PPGCI/UFPB. Bacharel em Biblioteconomia /UFPB.

Resumo

A Biblioteca universitária tem como finalidade reunir, divulgar, manter organizado, preservado e em constante condição de uso seu acervo composto por obras, em qualquer suporte midiático, de relevância e pertinência para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa, extensão da comunidade acadêmica. Neste contexto, tem-se no marketing um instrumento valioso na proposta de reestruturação e promoção das organizações, por estar inserido em todas as áreas de uma organização, incluindo as bibliotecas, depreende-se que por ser um bem intangível, a “informação” passa a ser insumo estratégico para tomada de decisão e construção do conhecimento. Neste sentido, o marketing mostra-se de grande valia para que ocorram mudanças positivas na imagem da biblioteca, otimizando o acesso e o uso a informação nas mais variadas ambiências. Deste modo, o estudo em tela, objetiva diagnosticar os aspectos positivos e negativos da Biblioteca Universitária da FACTEC, no intuito de propor ações estratégicas de Marketing com vistas a melhorar a dinâmica da biblioteca. O presente estudo caracteriza-se por ser do tipo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação direta e a entrevista semiestruturada. Propõe-se com tudo a implantação de um plano de marketing para biblioteca da FATEC no intuito de promover seus serviços e melhorar as relações entre o bibliotecário e usuários. Palavras-Chave: Biblioteca Universitária FATEC. Marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

FERREIRA, M. A. N.; FURTADO, M. P. de O.; SOUZA, I. G. C. de; SOUZA, A. P. de. A influência do marketing nas bibliotecas universitárias: um estudo acerca da biblioteca da FATEC-CE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17461. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação