As bibliotecas comunitárias como alternativa de inclusão social para comunidades periféricas da ilha de São Luís, Maranhão: estudo sobre o bairro da Vila Embratel

Autores

  • Rafela Pereira Teixeira Universidade Federal do Maranhão Graduando em Biblioteconomia.
  • Maria Mary Ferreira Mary Ferreira Universidade Federal do Maranhão Profª. Drª em Sociologia.

Resumo

Estudo sobre a importância de bibliotecas comunitárias em áreas consideradas periféricas da cidade de São Luís, Maranhão. Analisa o abalo provocado na comunidade da Vila Embratel dado pelo processo de desativação da biblioteca do Núcleo de Extensão e Atendimento Juvenil – Adolescentro, considerada comunitária, enfatizando a leitura como fator de ressocialização e mudança social do sujeito. Objetiva levantar a reflexão e preocupação das consequências da inexistência de uma biblioteca em comunidades que possuem pouco acesso a livros, considerando o número mínimo de bibliotecas escolares na rede pública de ensino para a população infantojuvenil do bairro. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, onde foram levantadas fontes impressas e eletrônicas, utilizando-se de métodos observatórios para a coleta de informações sobre a comunidade, dado pelo numero restrito de bibliografias sobre o ambiente estudado. Utiliza de entrevistas com comunidade onde foram feitas analises para identificar o (des)conhecimento da biblioteca que existirá naquela comunidade e a falta da mesma. Apresenta a preocupação de mudança onde o público infantil e juvenil tornam-se os atores do bairro e constituem-se sujeitos leitores ampliando suas experiências, sua visão de mundo, com perspectiva de mudança social. Palavras-chave: Bibliotecas comunitárias. Comunidade da Vila Embratel. Leitura como Inclusão Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

TEIXEIRA, R. P.; FERREIRA, M. M. F. M. As bibliotecas comunitárias como alternativa de inclusão social para comunidades periféricas da ilha de São Luís, Maranhão: estudo sobre o bairro da Vila Embratel. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17464. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação