Biblioteca itinerante: um estudo de caso do Projeto BiblioSESC, da rede SESC, como incentivo a leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI)

Autores

  • Emanuele Alves Araújo Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Graduanda em Biblioteconomia.
  • Fabíola Nunes Brasilino Especialista em Biblioteconomia.

Resumo

Uma das características das bibliotecas volantes, se não a principal, é que são bibliotecas móveis. Esse tipo de biblioteca pode ser chamada de itinerante, volante, circulante dentre outras denominações, pois é um tipo de serviço de extensão que busca suprir as demandas informacionais de comunidades carentes e centros urbanos que são desprovidos desse tipo de instituição. Percorrendo caminhos distantes a itinerância desse tipo de biblioteca, tem sido uma das soluções encontradas para levar a leitura e conhecimento à população, conseqüentemente, incentivando o hábito da leitura. Com isso, objetiva-se analisar a atuação do Projeto Biblioteca Volante do Serviço Social do Comércio (Projeto BiblioSESC), no âmbito da Zona Norte de Teresina, Piauí, para perceber a importância do papel desse tipo de biblioteca que tem como objetivo o incentivo e o desenvolvimento do hábito da leitura de comunidades carentes através do livre acesso aos livros. Para a consecução dos objetivos, em termos metodológicos, recorreu-se à pesquisa de campo, de aspecto qualitativo, mediante coletas de dados via entrevista aplicada aos usuários do Projeto. Foram tomadas por base, referências importantes desse contexto, como Freire (2009), Martins (2005), Targino (2006) entre outros. Os resultados obtidos nos permite inferir a aceitação do Projeto BiblioSESC na comunidade, como fator de incentivo à leitura, além da formação de leitores e construção da cidadania. Palavras-chave: Biblioteca Itinerante. Incentivo a leitura. Biblioteca Volante do Serviço Social do Comércio (Projeto BiblioSESC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

ARAÚJO, E. A.; BRASILINO, F. N. Biblioteca itinerante: um estudo de caso do Projeto BiblioSESC, da rede SESC, como incentivo a leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17466. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação