Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE

Autores

  • Antonia Eugênia Oliveira Oliveira Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri. Graduando em Biblioteconomia.
  • Elisvânia Rodrigues de Alencar Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri. Graduando em Biblioteconomia.

Resumo

Durante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional.

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Publicado

2014-05-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. E. O.; ALENCAR, E. R. de. Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17468. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação