Criação da unidade de informação através da consultoria biblioteconômica

Autores

  • Giselle de Medeiros Pinheiro Universidade Federal do Pará/Faculdade de Biblioteconomia. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Jadson Santos Mendes Universidade Federal do Pará/Faculdade de Biblioteconomia. Graduando em Biblioteconomia.

Resumo

Aborda através da consultoria, a criação da unidade de informação. Por meio da análise bibliográfica de caráter exploratória, descrevendo os seguintes tópicos: a informação na sociedade moderna, o contexto organizacional perante a informação, demonstra o consultor na gestão da informação, a unidade de informação na organização e o papel do bibliotecário na consultoria. Objetiva mostrar a importância da informação em uma instituição, por gerar conhecimentos e valores agregados em seus produtos e serviços. O resultado da pesquisa destaca a carência de ferramentas que permite obter uma informação qualificada, necessitando de uma seleção que utilize as técnicas biblioteconômicas para avaliar a grande massa informacional produzida. Conclui-se que a unidade de informação seja um referencial no contexto da organização, a partir dos serviços oferecidos, tornando-se úteis aos negócios de uma empresa. Palavras-chave: Unidade de informação. Consultoria. Gestão da informação.

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Publicado

2014-05-06

Como Citar

PINHEIRO, G. de M.; MENDES, J. S. Criação da unidade de informação através da consultoria biblioteconômica. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17469. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação