Folhetos de cordel: formas de recuperação e disseminação do acervo Centro de Documentação do Programa de Pesquisa em Literatura Popular – PPLP/UFPB

Conteúdo do artigo principal

Danielle dos Santos Souza Belisario
Karcia Lúcia Oliveira Dias

Resumo

O Centro de Documentação do Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP) possui um rico acervo sobre a literatura popular, principalmente de folhetos de cordel. Este suporte mesmo com o passar do tempo continua forte em nossa cultura, principalmente a nordestina, o que nos motivou pelo estudo deste tipo de literatura e a estabelecer formas de tratamento, organização, recuperação e disseminação do acervo. Apresenta o Sistema de automação Ortodocs utilizado nas Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, a Base de Dados de Folhetos de Cordel desenvolvido e implementado pelo PPLP e as redes sociais, como o Blog e o Facebook, possibilitando ao usuário o acesso a este acervo através de mecanismos de recuperação que maximizem a busca.

Palavras-chave: Literatura Popular de Cordel. Recuperação da informação. Disseminação da informação.

Detalhes do artigo

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação

Como Citar

BELISARIO, Danielle dos Santos Souza; DIAS, Karcia Lúcia Oliveira. Folhetos de cordel: formas de recuperação e disseminação do acervo Centro de Documentação do Programa de Pesquisa em Literatura Popular – PPLP/UFPB. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17470. Acesso em: 24 jul. 2026.