Relato de experiência: o uso de projetos na implantação do Centro de Documentação do Banco do Nordeste - CDBNB

Autores

  • Luziana Lourenço Moreira Freitas Faculdade Ateneu. Especialização - MBA em Gestão de Projetos. Universidade Federal do Ceará – Graduação em Biblioteconomia.
  • Francisca das Chagas de Paulo Rodrigues Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

Relato da utilização de técnicas de Gestão de Projetos na execução de atividades para obtenção de maior eficiência e eficácia na implantação de um centro de documentação voltado para memória histórica do Nordeste e Institucional do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, com o apoio do ciclo PDCA, pensando na qualidade dos produtos gerados: Manual de Implantação do Centro de Documentação, Guia do Usuário, Relatórios de Estatística, Tesauros, Manual de Serviços e outros. Como estudo de caso, analisamos a implantação do Centro de Documentação do BNB através de uma pesquisa experimental. A pesquisa visa relatar a importância de se preservar a memória de uma Instituição e resgatá-la com o apoio dos métodos organizacionais com o profissionalismo do Bibliotecário e propagar um ambiente de pesquisa sociocultural de valor imensurável. Os resultados visam disponibilizar uma organização satisfatória a recuperação das informações, possibilitar aos vários tipos de documentos à condição de “documento”, e conseqüentemente de acervo, como fonte de informação e conhecimento possível de ser disponibilizada a própria instituição, ao público pesquisador e a sociedade em geral. Palavras-Chave: Projeto. Centro de Documentação. Memória Social. Banco do Nordeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

FREITAS, L. L. M.; RODRIGUES, F. das C. de P. Relato de experiência: o uso de projetos na implantação do Centro de Documentação do Banco do Nordeste - CDBNB. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17476. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação