UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS COMO SERVIÇO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: O caso da biblioteca da UFC – Campus Cariri em Juazeiro do Norte - CE

Autores

  • Cícera Ana Micaeli Gomes da Silva
  • Maria Edna Barbosa Tavares
  • Samara Matias da Silva
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva

Resumo

Resumo: Trata acerca da educação de usuários em bibliotecas universitárias, enfocando a importância desse serviço no âmbito acadêmico, levando em consideração suas questões conceituais e características. O presente estudo foi realizado com o objetivo geral de analisar o planejamento e a aplicação da educação de usuários na biblioteca da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri em Juazeiro do Norte. Apresenta como objetivos específicos: Refletir sobre o papel da biblioteca universitária a partir dos seus serviços de informação; Discutir sobre a importância da educação de usuários em bibliotecas universitárias. A metodologia concebida constituiuse a partir de uma pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Para tanto, utilizou entrevista semi – estruturada, de caráter qualitativo, realizada com a bibliotecária da referida Instituição. Constata-se uma necessidade da educação de usuários na biblioteca da UFC Cariri em Juazeiro do Norte-CE, como também as dificuldades de sua implantação, tendo em vista que esse serviço ainda apresenta algumas limitações estruturais, técnicas pedagógicas na realidade pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-28

Como Citar

SILVA, C. A. M. G. da; TAVARES, M. E. B.; SILVA, S. M. da; SILVA, J. L. C. UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS COMO SERVIÇO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: O caso da biblioteca da UFC – Campus Cariri em Juazeiro do Norte - CE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17480. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação