Leitura de professores e práticas pedagógicas no ensino superior

Autores

  • Cecília de Jesus Rodrigues Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Graduando em Biblioteconomia.
  • Rosana Neves Teixeira Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Maria Mary Ferreira Profª. do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e Tutora do Programa de Educação Tutorial-PET

Resumo

Aborda o processo de construção do conhecimento levando ao estudo dos fundamentos epistemológicos das ciências e teorias que embasam o conhecimento científico para compreendermos as linhas de pensamento norteadoras das práticas pedagógicas de ensino. A pesquisa analisa o Projeto Político Pedagógico do curso de Biblioteconomia, com o objetivo de reunir disciplinas que possibilitem a reflexão entre informação, sociedade e cidadania. Nesta perspectiva, inicialmente levantamos e analisamos escritos (livros, artigos, programas de disciplinas, e o projeto político pedagógico do curso e textos acadêmicos especializados) que trazem informações relevantes na área epistemológica e biblioteconômica. Posteriormente será feito a aplicação de questionários e entrevistas com os docentes do curso de Biblioteconomia. Identificar o nível de conhecimento dos docentes do Departamento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão acerca dos paradigmas que embasam seus processos de ensino-aprendizagem, ou seja, o que lêem para construir suas metodologias de ensino, conforme as necessidades de seus alunos e saber como o atual currículo amplia a dimensão social do curso ao público alvo articulado com as ações pedagógicas dos profissionais de Biblioteconomia. Estão sendo analisadas, as seguintes disciplinas: História do Livro e das Bibliotecas, Análise Temática da Informação, Representação Descritiva, Gestão de Bibliotecas Públicas e Escolares, Serviços de Bibliotecas Especializadas e Universitárias, que reúnem um conjunto de informações indispensáveis para compreender as mudanças que estão sendo efetivadas no Curso. Palavras-chave: Epistemologia. Biblioteconomia. Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

RODRIGUES, C. de J.; TEIXEIRA, R. N.; FERREIRA, M. M. Leitura de professores e práticas pedagógicas no ensino superior. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17484. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 4 - Gestão e organização da informação e do conhecimento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)