Centro de Memória da Amazônia no processo de preservação da memória social: a iniciativa que salvou parte da história do Estado do Pará, sob o risco de deterioração

Autores

  • Elane Epifane Martins Universidade Federal do Pará. Graduação.
  • Eliane Epifane Martins Faculdade do Bico do Papagaio. Bacharel em Biblioteconomia (Bibliotecária).

Resumo

Este artigo pretende mostrar a importância da iniciativa do Centro de Memória da Amazônia (CMA) no processo de preservação da memória social do Estado do Pará, quase deteriorada pelo tempo e esquecida pela sociedade paraense. Mostra o surgimento do Centro de Memória da Amazônia e o objetivo de divulgar a história de documentos jurídicos de uma época pouco conhecida entre a sociedade paraense, além do propósito da investigação entre acadêmicos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento. Defini a importância da preservação documental e o processo de levantamento, divulgação e digitalização dos documentos dentro do CMA. Apresenta os projetos desenvolvidos a partir do levantamento parcial no acervo, sobre assuntos e momentos relevantes da história da região Amazônica, com intuito de organizar a informação para fins de pesquisas nacionais e internacionais de pesquisadores. Analisa como é realizada a gestão documental e a disponibilidade do acervo ao público. Identifica a realização da busca e recuperação da informação dentro do CMA e quais as formas de preservação e conservação dos documentos. A metodologia utilizada é a pesquisa in loco e pesquisa bibliográfica de autores que definem o conceito de memória social, preservação, conservação de documentos e gestão documental, além da explanação de conteúdos contidos no site e blogger do Centro de Memória da Amazônia. Finaliza informando a importância do CMA para a preservação da memória social do Estado do Pará, e a relevância da investigação científica sobre memória coletiva e principalmente a gestão da informação como fundamento da preservação da memória documental. Palavras-Chave: Centro de Memória da Amazônia. Memória Social. Gestão documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-29

Como Citar

MARTINS, E. E.; MARTINS, E. E. Centro de Memória da Amazônia no processo de preservação da memória social: a iniciativa que salvou parte da história do Estado do Pará, sob o risco de deterioração. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17494. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...