Repositório institucional da UFBA: atividades desenvolvidas por estudantes de Biblioteconomia e documentação

Autores

  • Ana Valéria de Jesus Moura Universidade Federal da Bahia. Estudante de Biblioteconomia e Documentação.
  • Andréa Rigaud de Jesus Universidade Federal da Bahia. Estudante de Biblioteconomia e Documentação.
  • Manoela Ribeiro Vieira Universidade Federal da Bahia. Estudante de Biblioteconomia e Documentação.
  • Marília Lessa dos Santos Universidade Federal da Bahia. Estudante de Biblioteconomia e Documentação.
  • Rodrigo França Meirelles EDUFBA\UFBA. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Gestor do Repositório da UFBA.

Resumo

Os repositórios institucionais surgem como alternativa para preservar e disseminar a produção de uma instituição. O Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI\UFBA) tem como objetivo reunir toda a produção científica e acadêmica da Universidade, com base no movimento mundial de acesso livre à informação científica. Para tanto, conta com o apoio de bolsistas do curso de Biblioteconomia e Documentação para o povoamento do RI concomitante com a política do auto-arquivamento junto aos servidores da Universidade. Neste contexto, o presente trabalho pretende demonstrar à experiência destes estudantes com o aporte teórico que representa o RI e a metodologia utilizada nesta atividade, envolvendo pesquisa em base de dados, utilização de metadados para descrição e indexação dos documentos. Considera-se que a memória institucional e produção de conhecimento acessível é a base desse projeto, visto que, pode-se entender na prática a importância da disseminação, registro e preservação da produção científica para a valorização da Universidade. Palavras-chave: Comunicação Científica. Repositório Institucional. Acesso livre. UFBA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

MOURA, A. V. de J.; JESUS, A. R. de; VIEIRA, M. R.; SANTOS, M. L. dos; MEIRELLES, R. F. Repositório institucional da UFBA: atividades desenvolvidas por estudantes de Biblioteconomia e documentação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17508. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...