Atuação do bibliotecário na gestão da informação e do conhecimento em organizações pública e privada

Autores

  • Iran Cavalcanti da Silva Graduando de Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.
  • Edson Rodrigues da Silva Graduando de Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Palavras-chave:

Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Organizações Informacionais

Resumo

Parte da importância da gestão da informação e do conhecimento no âmbito das organizações publica e privadas. Tem como objetivo discutir sobre a atuação dos profissionais da informação em especial os bibliotecários na gestão da informação e do conhecimento, ressaltando as competências e habilidades desses profissionais enquanto gestores da informação e do conhecimento. Apresenta o uso das tecnologias de informações e comunicações (TIC`s) e o seu valor para as práticas dessas gestões. Trata-se de pesquisa de cunho descritivo qualitativo tendo em vista que os estudos partem de conhecimento já abordado nas áreas da Ciência da Informação e Administração, apresentando a interdisciplinaridade nessa área. Constatou-se que, tanto o bibliotecário como outros profissionais da informação possuem habilidades e conhecimentos necessários que os capacitam para atuarem nessa área. Por ultimo, conclui que a informação e o conhecimento são fenômenos que estão associados e têm servido como complemento essencial para vida das organizações, enfatizando que as inovações tecnológicas das áreas de computação e de telecomunicações contribuem para o compartilhamento, rápido e eficiente, da informação e do conhecimento nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

SILVA, I. C. da; SILVA, E. R. da. Atuação do bibliotecário na gestão da informação e do conhecimento em organizações pública e privada. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17529. Acesso em: 25 abr. 2024.