Condutas do fator humano: alicerce da Segurança da Informação

Autores

  • Acilégna Cristina Duarte Guedes Alcoforado UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Campus Natal. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Emerson da Cruz Ribeiro UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Jacqueline de Araújo Cunha UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Campus Natal. Orientadora. Professora do Departamento de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Fator humano. Rede social. Situações de risco.

Resumo

Discorre os meandros do fator humano e suas principais fragilidades no campo da segurança da informação. Aborda questões que colaboram quanto à proteção da informação e sua salvo conduta no decorrer de todo o processo até o receptor. Cita o comportamento gestor nestas unidades de informação e suas nuances internas às situações de riscos. Apresenta índices das mais recentes pesquisas no campo de segurança empresarial aos seus bancos de dados confidenciais e os níveis que mostram eficácia, referentes à proteção da informação no âmbito tecnológico, quanto a possíveis ameaças nas empresas e como deve ser eliminadas. Comenta situações baseados em casos reais, como a rede social Facebook, um das redes sociais mais conhecidas na atualidade e de como esse império social se desenvolveu no quesito segurança. Aponta os caminhos do sucesso e a genialidade de Steve Jobs, quanto a sua forma de gerenciamento da Apple, além dos cuidados básicos que possam colaborar e/ou evitar situações de risco numa corporação. Objetivou-se neste trabalho abordar variadas situações de risco eminente vivenciados pela sociedade atual no que concerne a temática da Segurança da Informação de forma a delinear um quadro geral do problema envolvendo o aspecto humano. Utiliza como metodologia a pesquisa online bibliográfica e de periódicos relevantes, fazendo citações pertinentes ao desenvolvimento do artigo. Conclui que, como em outras áreas profissionais que carrega em si uma estrutura mercadológica, é fundamental estar atento as novidades de mercado quanto à segurança e suas possíveis consequências em fatores de risco em tempos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

ALCOFORADO, A. C. D. G.; RIBEIRO, E. da C.; CUNHA, J. de A. Condutas do fator humano: alicerce da Segurança da Informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17534. Acesso em: 24 abr. 2024.