Letramento informacional: uma modalidade de ascensão social

Autores

  • Samantha de Moura Maranhão Licenciada em Letras Vernáculas com Francês pela UCSal, bacharel em Letras Modernas/Italiano pela UFBA. Professora Adjunta de Filologia Latina e Portuguesa na UFPI. Mestre em Linguística Histórica pela UFBA e doutora em Linguística pela UFC.
  • Germênia Alves Carvalho Universidade Estadual do Piauí - Uespi. Graduanda do curso de Biblioteconomia.
  • Gregório Jefferson da Silva Universidade Estadual do Piauí - Uespi. Graduando do curso de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Ascensão social. Educação. Informação. Letramento informacional.

Resumo

A produção e o uso da informação são essenciais para o indivíduo atuar de forma reflexiva e crítica. A partir dessa premissa, e com base na necessidade de letramento informacional na sociedade moderna, este artigo possui o propósito de discorrer acerca dos aspectos inerentes ao letramento informacional, demonstrando que o uso da informação, e, consequentemente, o incentivo à criticidade, podem propiciar a ascensão social do indivíduo. Diante do exposto, analisam-se as vantagens e as competências que o letramento informacional proporciona ao cidadão e de que modo elas possibilitam este crescimento social. Para execução da pesquisa, utilizou-se a metodologia qualitativa, fundamentada em teóricos que versam sobre a temática. Assim, a partir de autores como Campello (2009), Freire (1980), Gasque (2010), Kleiman (2005), Soares (2010), dentre outros, e considerando a atual conjuntura socioeconômica do Brasil e o contexto educacional do país, discutiremos sobre as relações entre letramento informacional e desenvolvimento social, mostrando que esse tipo de letramento pode contribuir na formação de indivíduos mais reflexivos no sentido de que eles entendam a importância do conhecimento e, sobretudo, das práticas sociais letradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

MARANHÃO, S. de M.; CARVALHO, G. A.; SILVA, G. J. da. Letramento informacional: uma modalidade de ascensão social. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17545. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)