Letramento informacional: uma modalidade de ascensão social
Palavras-chave:
Ascensão social. Educação. Informação. Letramento informacional.Resumo
A produção e o uso da informação são essenciais para o indivíduo atuar de forma reflexiva e crítica. A partir dessa premissa, e com base na necessidade de letramento informacional na sociedade moderna, este artigo possui o propósito de discorrer acerca dos aspectos inerentes ao letramento informacional, demonstrando que o uso da informação, e, consequentemente, o incentivo à criticidade, podem propiciar a ascensão social do indivíduo. Diante do exposto, analisam-se as vantagens e as competências que o letramento informacional proporciona ao cidadão e de que modo elas possibilitam este crescimento social. Para execução da pesquisa, utilizou-se a metodologia qualitativa, fundamentada em teóricos que versam sobre a temática. Assim, a partir de autores como Campello (2009), Freire (1980), Gasque (2010), Kleiman (2005), Soares (2010), dentre outros, e considerando a atual conjuntura socioeconômica do Brasil e o contexto educacional do país, discutiremos sobre as relações entre letramento informacional e desenvolvimento social, mostrando que esse tipo de letramento pode contribuir na formação de indivíduos mais reflexivos no sentido de que eles entendam a importância do conhecimento e, sobretudo, das práticas sociais letradas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.