Competência em informação no trabalho interno dos profissionais de museus de pequeno porte

Utilização de recursos informacionais pela educação museal continuada

Autores

  • Cláudia Maria Alves Vilhena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Competência em informação, Profissionais de Museus de pequeno porte, Recursos informacionais, Interação, Educação museal continuada

Resumo

Este estudo, de natureza teórico exploratória, tem como objetivo mostrar a importância da competência em informação aliado à educação museal, voltado para os profissionais internos de museus de pequeno porte. Neste contexto, esse profissional utilizando-se dos processos de competência em informação e da educação museal continuada, reconhece a geração, compartilhamento e uso da informação, através da formação e de informação na utilização dos recursos informacionais disponíveis. Os resultados parciais apontam que são necessários investimentos em aprendizagem coletiva, de forma à capacitar esses profissionais da informação. Como conclusão, propõe-se demonstrar que o museu enquanto organização e unidade de informação deve levar em consideração a informação como um recurso estratégico e, com isso criar um ambiente de diálogo e de aprendizagem organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

VILHENA, C. M. A. .; DIAS, C. da C. Competência em informação no trabalho interno dos profissionais de museus de pequeno porte: Utilização de recursos informacionais pela educação museal continuada. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19127. Acesso em: 21 nov. 2024.