A contribuição dos modelos de desenvolvimento das competências em leitura e informativas para a sociedade da informação e do conhecimento

Autores

  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espirito Santo
  • Sara Dieny Chaves Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2020.26125

Palavras-chave:

Competência leitora, Competência em informação, Sociedade da informação e do conhecimento

Resumo

Analisa a funcionalidade dos modelos nacionais e internacionais no âmbito da competência leitora, compreendendo como nelas são visualizados processos de formação das habilidades de busca, avaliação, compreensão e uso das diferentes modalidades de leituras na sociedade da informação e do conhecimento. Por meio de um levantamento em bases de dados on-line e um estudo de caso destaca-se a importância dos processos formativos de uma competência leitora articulada com a competência em informação. Ao partir da experiência dos modelos sugeridos em artigos de publicações periódicas, identifica-se a escassez de produções científicas voltadas para essa temática revelando a necessidade de realização de estudos principalmente no Brasil. Ao investigar as orientações do modelo proposto no contexto da Rede de Estudos das Competências da Universidade Federal do Espírito Santo, verifica-se a relevância das diretrizes que possam ser utilizados de fato principalmente pelas bibliotecas escolares, universitárias e públicas.

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Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Como professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES, desenvolve atividades no campo da informação, educação e cultura. Atua como líder do grupo de pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNP.

Sara Dieny Chaves Ribeiro , Universidade Federal do Espírito Santo

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduanda do Curso de Biblioteconomia da UFES e membro do Grupo de Pesquisa Competência Leitora e Competência em Informação certificado pelo CNPq.

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

GERLIN, M. N. M.; RIBEIRO , S. D. C. A contribuição dos modelos de desenvolvimento das competências em leitura e informativas para a sociedade da informação e do conhecimento. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, 2020. DOI: 10.35699/2237-6658.2020.26125. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26125. Acesso em: 26 abr. 2024.