Levantamento da situação do acervo de recursos de informação de um laboratório de bioquímica

Autores

  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alessandra Conceição Faria Aguiar Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sérgio Vale Aguiar Campos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2020.26392

Palavras-chave:

Diagnóstico, situação do acervo, gestão de informação

Resumo

Trata-se de um artigo cujo objetivo de apresentar detalhadamente a situação do LAB1 em relação à organização dos recursos de informações e de infraestrutura que estão disponíveis para o desenvolvimento das atividades de pesquisa de um laboratório de bioquímica. Este estudo foi realizado especificamente com uma visão direcionada para a gestão de informações deste laboratório buscando elementos e avaliando-os em relação aos documentos produzidos e recebidos, a situação em relação à gestão dos dados, a gestão dos recursos informacionais, dificuldades e facilidades da equipe interna para lidar com o conhecimento produzido, com os insumos e amostras utilizadas nos experimentos realizados diariamente pelos pesquisadores e, principalmente na verificação de como se dá o registro das informações e à sua recuperação para gerar novos conhecimentos. Para este estudo, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, a definição do instrumento de coleta de dados; a coleta de dados e a organização dos dados coletados. Concluiu-se que pelo diagnóstico realizado pode-se perceber a necessidade de implementar processos de organização da informação para melhorar a estrutura informacional do LAB1 e facilitar o acesso as informações equipe do laboratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Faria Aguiar Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1992), Mestre em Bioquímica e Imunologia (2000)  e Doutora em Ciências pela mesma instituição (2005). Atualmente
trabalha no LUAR no desenvolvimento de sistemas computacionais para Gestão de Dados de Laboratório nos projetos em colaboração com o INMETRO e o CTNANO. Tem experiência na área de Bioquímica, tendo trabalhado com toxina de serpentes e proteômica e em Bioinformática, atuando principalmente nostemas de proteômica e bioinformática, bancos de dados biológicos e LIMS.

Sérgio Vale Aguiar Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas
Gerais em 1986, mestre em Ciência da Computação em 1990 pela mesma
instituição, PhD em Ciência da Computação pela Carnegie Mellon University
(USA) em 1996 com o tópico Verificação Formal de Sistemas de Tempo-Real.
Atuou como Pós-doutor na Carnegie Mellon University (CMU) e no
Massachusetts Institute of  Technology (MIT). Atualmente o Dr. Sérgio é
professor titular do Departamento de Ciência da Computação da
Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a sua carreira o Dr. Sérgio
tem trabalhado em vários temas como Verificação formal de hardware e
software, Bioinformática, LIMS e Sistemas de gerenciamento de dados
Biomédicos.

Referências

CAPURRO, R. & HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.1, p.148-207, jan/abr.2007.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CHOO, C. W. (Ed.). Information management for the intelligent organization: the art of scanning the environment. Hedford: New Jersey; Learned Information, 1998.

CORNELSEN, Julce Mary; NELLI, Victor José. Gestão integrada da informação arquivística: o diagnóstico de arquivos. Arquivística.net), Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p 70-84, ago./dez. 2006. Disponível em : www.arquivistica.net . Acessado em 01/10/2020

CROCCO e GUTTMANN, Luciano e Erik. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.

DAVENPORT, T. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998

DIAS, Célia da Consolação. Monitoração Ambiental: um estudo de caso em Empresas do setor de Telecomunicações. 2002. 127fls. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Belo Horizonte: UFMG.

FERREIRA, Lucienne da Costa; MELO, Denise Gomes Pereira de. Diagnóstico de arquivos: instrumento de ação efetiva na gestão documental.

FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 1 – UEPB – Campus V - João Pessoa, 25 a 27 de

novembro de 2008.

VALENTIM, M. L. P. et al. Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta de dados e análise de dados – Parte II. TransInformação, Campinas, v. 17, n. 3, p. 253-270, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

DIAS, C. da C.; CAMPOS, A. C. F. A. .; CAMPOS, S. V. A. Levantamento da situação do acervo de recursos de informação de um laboratório de bioquímica. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, 2020. DOI: 10.35699/2237-6658.2020.26392. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26392. Acesso em: 28 mar. 2024.