FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.26785Palavras-chave:
Tecnologias de informação e comunicação, Formação de professores, Tecnologias digitais na sala de aulaResumo
O acesso a informação está ao alcance de muitos, e principalmente dos nativos digitais que frequentam nossas salas de aula. E assim, o educador do novo século deve reconhecer que não basta ter acesso a informação, é preciso saber o que fazer com ela. Dessa forma, analisou-se a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores na prática pedagógica, considerando suas relações na sociedade e no ensino. Para isso, considerou-se como os professores utilizam as tecnologias digitais no contexto da escola e suas formações quanto ao uso das tecnologias digitais. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa, questionários, análise e reflexão das produções bibliográficas que tratam do tema e correlacionados com dados expostos pelo Cetic. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou uma análise sobre a formação dos professores em relação as TIC’s e evidenciou que grande parte dos professores em questão não tem formação em informática.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Wilson. Panorama atual da educação a distância no Brasil. 2000. Disponível em: http://aquifolium.com.br/educacional/artigos/panoread.html Acesso em:26/08/2018.
BENTO, Raquel Matos de Lima. A formação de professores e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. Revista Saberes da UNIJIPA, v.1 ed. Julho de 2014. Ji-Paraná – RO. Disponível em: https://unijipa.edu.br/wp-content/uploads/Revista%20Saberes/ed1/1.pdf Acesso em:20/02/2019.
BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2019 = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools: ICT in education 2019 / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. 4.000 Kb; PDF. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/educacao/publicacoes/ Acesso em: 27/10/2020.
CASTRO-FILHO, João Aires de; GUEDES, Francisca Danielle. A seleção de objetos educacionais digitais por professores. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/1491/1256 Acesso em: 11/08/2018.
DEUTSCHE WELLE. A escola de onde os alunos não querem sair. 17 de novembro de 2016. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/a-escola-de-onde-os-alunos-nao-querem-sair,678ee412328ba6598b8f9f70e1d522bajqrmdy2k.html. Acesso em 25/01/2019.
FRIZON, Vanessa, et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: EDUCERE, XII Congresso Nacional de Educação/ PUC/PR, 26 a 29/10/2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf Acesso em: 28/12/2018.
FUNDAÇÃO TELEFONICA. Escola André Urani supera obstáculos e se torna exemplo de inovação na comunidade da Rocinha. 14 de setembro de 2017. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/escola-andre-urani-supera-obstaculos-e-se-torna-exemplo-de-inovacao-na-comunidade-da-rocinha/ . Acesso em: 25/01/2019.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2012.
LIMA, Maria de Fátima. Formação dos professores para a inserção das mídias em sala de aula: uma proposta de ação, reflexão e transformação. HOLOS, Ano 29, v.3. p. 100-110, junho, 2013. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/727/694 Acesso em: 26/07/2018.
LUTZ, M. R.; Utilização de mídias digitais como metodologia de ensino-aprendizagem de matemática. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO. Instituto Federal de Farroupilha. Campus Alegrete, 2014.
MANDELLI, Mariana. Políticas públicas duradouras tornam Piraí uma cidade digital. 24 de agosto de 2015. Disponível em: http://porvir.org/politicas-publicas-duradouras-tornam-pirai-uma-cidade-digital/ Acesso em: 25/01/2019.
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; GOMES, Joyce; GOUVEIA, Sergio. As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 214 – 234, jan./abr. 2015. Disponível em: www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/.../1984723816302015214/pdf_57 Acesso em:26/08/2018.
PAIVA, Vera Menezes de Oliveira. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Orgs) A formação de professores de línguas: Novos Olhares - Volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. pg. 209-230. Disponível em: https://www.veramenezes.com/formtec.pdf Acesso em: 26/08/2018.
SANTOS, Ari de Sousa. ESMERALDO, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia. FERRAZ, Jairo Menezes de. O professor e a tecnologia: O Impacto do Uso das TIC’s no Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 01, Vol. 06, pp. 205-217. Janeiro de 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/professor-e-a-tecnologia Acesso em: 10/10/2020.
SCHUHMACHER, V. R. N. Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação. 2014. 346 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/129032/332127.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 01/10/2020.
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomez. Orgs. Tecnologias digitais na educação. [online] Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-124-7. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Tecnologias_digitais_na_educa%C3%A7%C3%A3o.html?id=LYE-AAAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20/11/2018.
UNESCO. Tecnologias para a transformação da educação: experiências de sucesso e expectativas. [S.l.] Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/brz_ci_preliminar_doc_tecnologias_transformacao_educacao.pdf Acesso em:25/01/2019.
VALENTE, José Armando (1998). A telepresença na formação de professores da área de informática em educação: implantando o construcionismo contextualizado. In: RIBIE, 4., 1998. Brasília: RIBIE. Anais. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/232.pdf Acesso em 26/08/2018.
VALENTE, José Armando. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999. p. 89-110.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação – Número 1 – 1997. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=5ZSxmZUAAAAJ&hl=pt-BR Acesso em: 20/11/2018.
WEBBER, Carina Geltrudes; VIEIRA, Martha Barcelos. Tecnologias digitais na educação: colaboração e criatividade em sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 2, p. 166-177, 27 abr. 2011. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/16 Acesso em: 10/10/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laelson Santos da Silveira, Raul Teruel dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.