Gestão da informação em perímetro de entorno de bens tombados

Autores

  • Kelly Juliane Dutra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renata Maria Abranches Baracho Porto Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Bens Tombados, Perímetro de Entorno, Gestão da informação, Ontologia

Resumo

Esta pesquisa parte do pressuposto que os prédios públicos sobrepujam a arquitetura de seu entorno e confronta esta hipótese com as definições de perímetro de entorno usadas nas políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural. Desta forma fez-se uma revisão de literatura com o objetivo de verificar o que se tem escrito e pesquisado acerca do assunto, feito este levantamento observa-se que o termo perímetro de entorno no sentido que se pretende usá-lo neste trabalho pode ser encontrado em maior recorrência de uso nos documentos e nas legislações de proteção ao patrimônio cultural. Portanto propõe –se uma metodologia de pesquisa documental nos dossiês de tombamento, nas legislações de proteção ao patrimônio. Tem-se por objetivo elaborar um protótipo de busca e recuperação das informações sobre as diretrizes do perímetro de entorno, fazendo uso de algumas ferramentas como webprotégé, gráficos UML para modelagem do sistema e do banco de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAU. Anuário de Arquitetura e Urbanismo. Brasil, 2016. Disponível em:https://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2017/10/anuario-final-0301-web150.pdf. Acesso em jun.2021.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. 2 ed. Lisboa: Arte e Comunicação, 1999.

FASAR. Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: < https://www.fasar.com.br/cursos/arquitetura-e-urbanismo/>. Acesso em: jun.2021.

Conjunto da Pampulha ganha título de Patrimônio Mundial da Unesco. 2016. Disponível em: < http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/07/conjunto-da-pampulha-ganha-titulo-de-patrimonio-mundial-da-unesco.html>. Acesso em fev.2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Deliberação Conep – 06/2018. Disponível em: <http://www.iepha.mg.gov.br/images/ICMS/Deliberacao_Conep_06_2018.pdf>. Acesso em 02 de mai. 2019.

_____________. Guia de Bens Tombados. Belo Horizonte. Vol.1, 2014.

LAKATOS, MARCONI. Eva Maria, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

LUCIDCHART. Disponível em: < https://www.lucidchart.com/pages/pt/>. Acesso em: mai.2021.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 6ª Edição. Pearson, São Paulo, 2018.

WEBPROTÉGÉ. Disponível em:< https://webprotege.stanford.edu/>. Acesso em jul.2020.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

DUTRA, K. J.; PORTO, R. M. A. B. Gestão da informação em perímetro de entorno de bens tombados . Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], n. Especial, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37075. Acesso em: 18 maio. 2022.