Gestão da informação em perímetro de entorno de bens tombados
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37075Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Bens Tombados, Perímetro de Entorno, Gestão da informação, OntologiaResumo
Esta pesquisa parte do pressuposto que os prédios públicos sobrepujam a arquitetura de seu entorno e confronta esta hipótese com as definições de perímetro de entorno usadas nas políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural. Desta forma fez-se uma revisão de literatura com o objetivo de verificar o que se tem escrito e pesquisado acerca do assunto, feito este levantamento observa-se que o termo perímetro de entorno no sentido que se pretende usá-lo neste trabalho pode ser encontrado em maior recorrência de uso nos documentos e nas legislações de proteção ao patrimônio cultural. Portanto propõe –se uma metodologia de pesquisa documental nos dossiês de tombamento, nas legislações de proteção ao patrimônio. Tem-se por objetivo elaborar um protótipo de busca e recuperação das informações sobre as diretrizes do perímetro de entorno, fazendo uso de algumas ferramentas como webprotégé, gráficos UML para modelagem do sistema e do banco de dados.
Downloads
Referências
CAU. Anuário de Arquitetura e Urbanismo. Brasil, 2016. Disponível em:https://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2017/10/anuario-final-0301-web150.pdf. Acesso em jun.2021.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. 2 ed. Lisboa: Arte e Comunicação, 1999.
FASAR. Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: < https://www.fasar.com.br/cursos/arquitetura-e-urbanismo/>. Acesso em: jun.2021.
Conjunto da Pampulha ganha título de Patrimônio Mundial da Unesco. 2016. Disponível em: < http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/07/conjunto-da-pampulha-ganha-titulo-de-patrimonio-mundial-da-unesco.html>. Acesso em fev.2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Deliberação Conep – 06/2018. Disponível em: <http://www.iepha.mg.gov.br/images/ICMS/Deliberacao_Conep_06_2018.pdf>. Acesso em 02 de mai. 2019.
_____________. Guia de Bens Tombados. Belo Horizonte. Vol.1, 2014.
LAKATOS, MARCONI. Eva Maria, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
LUCIDCHART. Disponível em: < https://www.lucidchart.com/pages/pt/>. Acesso em: mai.2021.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 6ª Edição. Pearson, São Paulo, 2018.
WEBPROTÉGÉ. Disponível em:< https://webprotege.stanford.edu/>. Acesso em jul.2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kelly Juliane Dutra, Renata Maria Abranches Baracho Porto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.