O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
análise de conteúdo do perfil @cienciajuventude
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.39216Palavras-chave:
Divulgação Científica, Análise de Conteúdo, Rede Social, InstagramResumo
As ações voltadas para a divulgação científica são de suma importância em uma pesquisa, fazendo com que a ciência seja acessível e chegue aos mais diversos tipos de públicos. Este trabalho tem o objetivo de fazer uma análise de conteúdo da rede social Instagram da página: @cienciaejuventude, perfil criado por um grupo de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Em relação às análises empíricas, os dados foram coletados por meio das análises das postagens e da entrevista semiestruturada com os pesquisadores. Esses dados foram analisados segundo os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Apesar de os números alcançados não serem expressivos do ponto de vista quantitativo, a página atinge o objetivo de fazer divulgação científica de uma forma leve, acessível, ao tempo em que é informativa e utiliza-se de recursos gráficos e visuais.
Downloads
Referências
AMARAL, Sueli Angelica do (Org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.
AMARAL, Sueli Angélica. Marketing da Informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Inf. & Soc. João Pessoa, v.18, n.1, p.31-44, jan./abr. 2008. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/13455>. Acesso em: 20 nov. 2021.
ARAÚJO, R. F.. Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores
chave de desempenho de periódicos no Facebook. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE
(UFPB. ONLINE), v. 28, p. 7-22, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
BONIFÁCIO, E. L.. Ciência da informação e marketing: uma interdisciplinaridade possível. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE), v. 44, p. 366-380, 2015.
CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 89-104, dez. 2015. Quadrimestral. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/23109/14530. Acesso em: 20 out. 2021.
CARVALHO, Telma de. Tipos de pesquisa. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2021. 14 slides, color.
COLOMBO, G. G.; VALENTIM, M. L. P. Informação globalizada ou globalização da informação: reflexões sobre a sociedade da informação e do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-16, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/163060. Acesso em: 14 fev. 2022.
COSTA, Luciana Ferreira da; ANDRADE, Robéria de Lourdes de Vasconcelos; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; DUARTE, Emeide Nóbrega; SOUZA, Ana Cleide Patrício de. O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 338-358, jul. 2016. Quadrimestral. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159. Acesso em: 05 nov. 2021.
FERREIRA, Edna. O analfabetismo científico no Brasil. 2013. Disponível em: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/pisaquebrao-analfabetismo-cientifico-no-brasil/. Acesso em: 07 fev. 2022.
FOLHA DE PERNAMBUCO (Brasil) (org.). Instagram completa dez anos, impulsionado pelo fenômeno das selfies. 2020. Disponível em: https://www.folhape.com.br/economia/instagram-completa-dez-anos-impulsionado-pelo-fenomeno-das-selfies/156905/. Acesso em: 20 out. 2021.
FOX, Alison. Digital Technologies in Academic Publishing: Thoughts of a Journal Managing Editor. UCL PRESS, out., 2015. < https://blogs.ucl.ac.uk/ucl-press/2015/10/digital-technologies-in-academic-publishing-thoughts-of-a-journal-managing-editor/ > . Acesso em mar. 2022.
G1 (Brasil). Instagram faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo e de olho no TikTok, para não envelhecer. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10-anos-como-uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-para-nao-envelhecer.ghtml. Acesso em: 01 nov. 2021.
MOURA, L. M. F.; Et al. Exclusão Digital em processos de Transformação Digital: uma revisão sistemática de literatura. Gestão. Org, v. 18, n. 2, p. 198-213, 2020. Disponível em: <http://eds.a.ebscohost.com/eds/detail/detailvid=0&sid=43cf31ae-9f1c-4218-8bdd-57da84e4b396%40sessionmgr4008&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0
ZT1lZHMtbGl2ZQ%3d%3d#AN=149340193&db=aph>. Acesso em: 15 fev. 2022.
RAMOS, Penha Élida Ghiotto Tuão; MARTINS, Analice de Oliveira. Reflexões sobre a rede social Instagram: do aplicativo à textualidade. Texto Digital, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 117-133, 21 dez. 2018. Semestral. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2018v14n2p117. Acesso em: 03 mar. 2022.
RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no facebook. Verso e Reverso, [S.L.], v. 28, n. 68, p. 114-124, 7 jun. 2014. UNISINOS - Universidade do Vale do Rio Dos Sinos. http://dx.doi.org/10.4013/ver.2014.28.68.06. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view ver.2014.28.68.06. Acesso em: 01 fev. 2022.
RODRIGUEZ, Salvador. Instagram surpasses 2 billion monthly users while powering through a year of turmoil. 2021. Disponível em: https://www.cnbc.com/2021/12/14/instagram-surpasses-2-billion-monthly-users.html. Acesso em: 03 mar. 2022.
VERMELHO, Sônia Cristina et al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educação & Sociedade [online]. 2014, v. 35, n. 126 [Acessado 19 Fevereiro 2022] , pp. 179-196. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302014000100011>. Epub 09 Maio 2014. ISSN 1678-4626. .https://doi.org/10.1590/S0101-73302014000100011
Vitor, Fernanda Cavalcanti e Silva, Ana Paula Bispo daAlfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2017, v. 98, n. 249 [Acessado 2 Março 2022] , pp. 410-427. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2637>. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2637.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Monique de Sá Tavares Viard, Pablo Boaventura Sales Paixão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.