O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

análise de conteúdo do perfil @cienciajuventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.39216

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Análise de Conteúdo, Rede Social, Instagram

Resumo

As ações voltadas para a divulgação científica são de suma importância em uma pesquisa, fazendo com que a ciência seja acessível e chegue aos mais diversos tipos de públicos. Este trabalho tem o objetivo de fazer uma análise de conteúdo da rede social Instagram da página: @cienciaejuventude, perfil criado por um grupo de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Em relação às análises empíricas, os dados foram coletados por meio das análises das postagens e da entrevista semiestruturada com os pesquisadores. Esses dados foram analisados segundo os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Apesar de os números alcançados não serem expressivos do ponto de vista quantitativo, a página atinge o objetivo de fazer divulgação científica de uma forma leve, acessível, ao tempo em que é informativa e utiliza-se de recursos gráficos e visuais.

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Biografia do Autor

Monique de Sá Tavares Viard, Universidade Federal de Sergipe

É graduada em Comunicação Social/ habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias pela Universidade Tiradentes (Unit). Cursou como discente especial a disciplina de História dos Processos e Produtos Midiáticos no Mestrado de Comunicação da UFS. Tem ampla experiência em Assessoria de Comunicação, ocupando do cargo de jornalista do Instituto Federal de Sergipe. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe, Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (2016), com título revalidado pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Educação (2011); Especialista em Comunicação e Mídia Digital (2006) e Bacharel em comunicação social (2004) pela Universidade Tiradentes - UNIT. Professor permanente voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade - GECES (UNIT/CNPq); Competência em Informação (UnB/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). Atualmente é Assessor de Comunicação e Eventos, além de Coordenador de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Socorro.Tem experiência nas áreas de competência informacional e Inclusão Digital; tecnologias aplicadas à educação; Comunicação Organizacional, com ênfase em Relações Públicas e Marketing.

 

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

VIARD, M. de S. T.; PAIXÃO, P. B. S. O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: análise de conteúdo do perfil @cienciajuventude. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.39216. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/39216. Acesso em: 28 mar. 2024.