USO DO APLICATIVO INSTAGRAM PARA AÇÕES EDUCATIVAS DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL 70 ANOS DA ECI
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.39743Palavras-chave:
Redes sociais, ECI, UFMG, Exposição virtualResumo
Neste texto, apresentamos ações educativas desenvolvidas para a exposição 70 Anos da ECI por meio da rede social Instagram. A exposição narra a história da Escola de Ciência da Informação UFMG (ECI) evidenciando fatos e momentos vividos por estudantes, professores e técnicos administrativos em educação. Para ações educativas, utilizamos prioritariamente o Instagram potencializando as visitas ao website da exposição e estabelecendo uma relação entre o conjunto de fotos e textos da coleção e o público. O uso do Instagram no período de isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19 mostrou-se extremamente significativo para o envolvimento do público interno e externo.
Downloads
Referências
CHAVES, Rafael; MORIGI, Valdir. Os impactos dos usos das mídias sociais em museus. GT de História da Mídia Digital, integrante do VII Encontro Regional Sul de História da Mídia. Alcar Sul, 2018.
COELHO, Mateus Cornélio de Souza; O surgimento de um novo paradoxo informacional a partir do uso da informação em rede: interação e convivência social entre os sujeitos conectados. Monografia de especialização. UFMG, 2018.
HENRIQUES, Rosali & CHAVES, Rafael. Exposições em Museus Virtuais: duas experiências brasileiras. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 76-89, nov. 2020.
MARTINS, Dalton Lopes; CARMO, Danielle; SANTOS, Waldece Soares. A presença dos museus brasileiros nas mídias sociais o caso facebook. Revista Morpheus: estudos interdisciplinares em Memória Social. Rio de Janeiro, v. 10, 2017.
SILVA, André Fabrício. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material,29, 1-27. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jezulino Lúcio Braga, Mateus Souza, Camila Valentoni Guelfi, Erika Santos de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.