USO DO APLICATIVO INSTAGRAM PARA AÇÕES EDUCATIVAS DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL 70 ANOS DA ECI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.39743

Palavras-chave:

Redes sociais, ECI, UFMG, Exposição virtual

Resumo

Neste texto, apresentamos ações educativas desenvolvidas para a exposição 70 Anos da ECI por meio da rede social Instagram. A exposição narra a história da Escola de Ciência da Informação UFMG (ECI) evidenciando fatos e momentos vividos por estudantes, professores e técnicos administrativos em educação. Para ações educativas, utilizamos prioritariamente o Instagram potencializando as visitas ao website da exposição e estabelecendo uma relação entre o conjunto de fotos e textos da coleção e o público. O uso do Instagram no período de isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19 mostrou-se extremamente significativo para o envolvimento do público interno e externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jezulino Lúcio Mendes Braga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) com período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha).Exerce a função de vice-diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI) no mandato de 2021-2025. Coordenador Geral da Rede de Docentes e Cientistas do Campo da Museologia. Integra o Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa processos educativos em museus e práticas de memória no ensino de história. Membro do Grupo de Pesquisa Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação. Membro do MEIO (Museus, Educação, Imagens e Oralidades)-ECI e Rede de Museus da UFMG e do Grupo de Pesquisa Museologia e Sexualidade (MusaSex).

Mateus Cornélio de Souza Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Museólogo registrado sob o número COREM 2R- 1102-I. Trabalho atualmente como museólogo na Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Camila Valentoni Guelfi, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estudante de mestrado em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Memória social, patrimônio e produção do conhecimento, na Escola de Ciência da Informação - UFMG. Atualmente é assistente de acervo no Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte - MG. Tem experiência na área de documentação museológica e repositórios digitais. É membro do Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus (RARIORUM). Entre as suas áreas de pesquisa estão os temas: Cultura Material, Pesquisa de Usuários, Museu e Educação, Museus Virtuais, e História das Coleções.

Erika Santos de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Museóloga no projeto de Revitalização e Ampliação do Acesso às Coleções Botânicas do Jardim Botânico de Belo Horizonte, onde atua na conservação, documentação museológica, e no planejamento expográfico e educativo do acervo. Foi estagiária do Centro de Memória da EMATER - MG, onde teve como principal função o planejamento conceitual e expográfico do projeto de criação do Museu Mineiro de Extensão Rural. Além disso, também era encarregada da documentação museológica, conservação do acervo e a gestão do Repositório Digital no software Tainacan. Foi bolsista da Monitoria de Graduação do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI (Escola de Ciência da Informação da UFMG), onde auxiliou na produção e gerenciamento de conteúdo educativo para comunicação do Museu Virtual da ECI/UFMG, foi monitora das disciplinas teóricas e práticas que compõe o currículo do curso e realizou pesquisas na Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG. Foi uma das responsáveis pela criação do projeto de extensão Cine Museu Debate. Compõe como pesquisadora o grupo MEIO (Museu, Educação, Imagens e Oralidades) que atua em estudos e pesquisas sobre Educação Museal e foi responsável pelo levantamento de materiais educativos e produções acadêmicas sobre a área de educação em museus para o repositório digital do grupo. Foi membra do Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus (RARIORUM), e Vice-presidente do Centro Acadêmico de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (CAMUS-UFMG) na gestão de 2020-2021. Possui experiência em curadoria, documentação museológica, educativo, organização de projetos, montagem de exposição e conservação preventiva.

Referências

CHAVES, Rafael; MORIGI, Valdir. Os impactos dos usos das mídias sociais em museus. GT de História da Mídia Digital, integrante do VII Encontro Regional Sul de História da Mídia. Alcar Sul, 2018.

COELHO, Mateus Cornélio de Souza; O surgimento de um novo paradoxo informacional a partir do uso da informação em rede: interação e convivência social entre os sujeitos conectados. Monografia de especialização. UFMG, 2018.

HENRIQUES, Rosali & CHAVES, Rafael. Exposições em Museus Virtuais: duas experiências brasileiras. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 76-89, nov. 2020.

MARTINS, Dalton Lopes; CARMO, Danielle; SANTOS, Waldece Soares. A presença dos museus brasileiros nas mídias sociais o caso facebook. Revista Morpheus: estudos interdisciplinares em Memória Social. Rio de Janeiro, v. 10, 2017.

SILVA, André Fabrício. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material,29, 1-27. 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Como Citar

BRAGA, J. L. M.; COELHO, M. C. de S.; GUELFI, C. V.; SOUZA, E. S. de. USO DO APLICATIVO INSTAGRAM PARA AÇÕES EDUCATIVAS DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL 70 ANOS DA ECI. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.39743. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/39743. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência