Desenvolvimento de coleções acessíveis e interseccionada com foco no autor com deficiência
diagnóstico sobre acervo inclusivo na Biblioteca Pública Estadual do Ceará - BECE
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39920Palavras-chave:
Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções (PFDC), Acessibilidade, Interseccionalidade, Autores com deficiênciaResumo
O artigo discorre sobre a construção da Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções (PFDC) da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) levando em conta a presença de autores com deficiência. O estudo ganha contornos ao delinear rumos para seus objetivos: averiguar de que forma a PFDC está definindo e implementando critérios para esse desenvolvimento, buscando a sinergia entre suportes acessíveis e autores com deficiência; verificar no acervo quais livros foram escritos por autores com deficiência; traçar diretrizes para o crescimento racional e equilibrado do acervo focando no autor. A metodologia abordou a pesquisa exploratória sobre os temas em lide e levantamento de obras de autores com deficiência. Conclui-se que PFDC da BECE precisa ampliar seu escopo tanto de autores com deficiência como de obras acessíveis, porém se faz presente o desenvolvimento mais inclusivo, para que a biblioteca espelhe a pluralidade das formas de uso do seu acervo.
Downloads
Referências
AZAMBUJA, Isabella Kessler de; Rozek, Marlene. A mediação de leitura na perspectiva da inclusão social na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG). In: SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 1., 2017, Porto Alegre. Anais Eletrônicos [...] Porto Alegre: PUCRS, 2017. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/14641. Acesso em: 10 jun. 2021.
BRASIL. Decreto nº 6.949/11. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm .Acesso em: 05 fev. 2022.
BRASIL. Decreto nº 7.559/11. Plano Nacional de Livro e Leitura. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm. Acesso em: 05 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146/15. Lei Brasileira da Inclusão. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.343/10. Plano Nacional da Cultura. Brasília: MinC, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12343.htm. Acesso em: 05 fev. 2022.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
DIAS, Maria Mathilde Kronka; PIRES, Denise. Formação e desenvolvimento de coleções de serviços de informação. São Carlos: UFSCAR, 2003.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Desenvolvimento e avaliação de coleções. 2. ed. Brasília, DF: Thesaurus, 1998.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Usuários. In: FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Paradigmas modernos da Ciência da Informação em usuários/coleções/referencias & informação. São Paulo: Polis/APB, 1999. p. 10-54.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS – IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf . Acesso em: 26 jul. 2021.
LIMA, R. C. M. de; FIGUEIREDO, N. M. Seleção e aquisição: da visão clássica à moderna aplicação de técnicas bibliométricas. Ciência da Informação, Brasília, v.13, n.2, p.137-150, jul./dez. 1984.
MARTÍNEZ DE SOUSA, José. Diccionario de bibliología y ciencias afines. 2. ed. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez; Madrid: Pirámide, 1993. (Biblioteca del libro, 29).
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília (DF): Brinquet de Lemos, 2009.
RIERA, Gemma. El aprendizaje cooperativo como metodología clave para dar respuesta a la diversidad del alumnado desde un enfoque inclusivo. Revista Latinoamericana de Inclusión Educativa, [s.l.], v. 5, n. 2, 2011, p. 133-149.
SANZ CASADO, Elías. Manual de estudios de usuarios. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1994.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2010.
VENTURA, João J. B. Bibliotecas e esfera pública. Oeiras: Celta Editora, 2002.
VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010. 120 p.
WEITZEL, Simone R. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspectiva em Ciências da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61-67, jan. /jun. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isabela Correia de Araújo, Thamyle Vieira Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.