Desenvolvimento de coleções acessíveis e interseccionada com foco no autor com deficiência

diagnóstico sobre acervo inclusivo na Biblioteca Pública Estadual do Ceará - BECE

Autores

  • Isabela Correia de Araújo Biblioteca Pública Estadual do Ceará
  • Thamyle Vieira Machado Biblioteca Pública Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39920

Palavras-chave:

Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções (PFDC), Acessibilidade, Interseccionalidade, Autores com deficiência

Resumo

O artigo discorre sobre a construção da Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções (PFDC) da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) levando em conta a presença de autores com deficiência. O estudo ganha contornos ao delinear rumos para seus objetivos: averiguar de que forma a PFDC está definindo e implementando critérios para esse desenvolvimento, buscando a sinergia entre suportes acessíveis e autores com deficiência; verificar no acervo quais livros foram escritos por autores com deficiência; traçar diretrizes para o crescimento racional e equilibrado do acervo focando no autor. A metodologia abordou a pesquisa exploratória sobre os temas em lide e levantamento de obras de autores com deficiência. Conclui-se que PFDC da BECE precisa ampliar seu escopo tanto de autores com deficiência como de obras acessíveis, porém se faz presente o desenvolvimento mais inclusivo, para que a biblioteca espelhe a pluralidade das formas de uso do seu acervo.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

ARAÚJO, I. C. de .; MACHADO, T. V. . Desenvolvimento de coleções acessíveis e interseccionada com foco no autor com deficiência: diagnóstico sobre acervo inclusivo na Biblioteca Pública Estadual do Ceará - BECE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2022. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.39920. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/39920. Acesso em: 29 mar. 2024.