A lei n.º 10.639/2003

educação antirracista e regime de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39925

Palavras-chave:

Lei n.10.639/03, Regime de Informação, Movimento negro, Educação antirracista, História e Cultura Afro-brasileira

Resumo

Aborda o contexto histórico por meio do qual se dá o projeto e o desenvolvimento da Lei n.º 10.639 de janeiro de 2003, que versa sobre a obrigatoriedade da disciplina sobre História e Cultura Afro-brasileira. Busca entender porque o artigo foi vetado do texto original da LDB/1996 sendo abordado tardiamente. Apoia-se no conceito de regime de informação para identificar as relações de força presentes naquele contexto de modo a entender porque a pauta não foi incluída no texto legal e de que forma a sociedade civil, especificamente o Movimento negro, se mobilizou para reverter à questão. Utiliza de pesquisa exploratória como metodologia para observar os problemas que redundaram na não inclusão desta pauta no corpo da lei geral da educação nacional, questão que reproduz uma ausência de importância sobre a questão do negro enquanto agente histórico e formador da cultura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAMAN, S. The emergent global information policy regime. New York: Palgrave, 2004.

BRASIL. Lei n.º 10.639, de 2003: Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

FROHMANN, B. Taking policy beyond Information Science: applying the actor network theory for connectedness: Information, systems, people, organizations. In: ANNUAL CONFERENCE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 23., 1995, Edmond, Alberta. Anais […]. Edmond: ACAIS, 1995.

GOMES, N. L. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, Lisboa; Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr. 2012.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Regime de Informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade: Estudos., João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 43-60, set./dez.2012.

LATOUR, B. Changer de société, refaire de la sociologie. Paris: La Découverte, 2007.

LEITE, S. I. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo VII. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1949.

OLIVEIRA, D. S. de. Biblioteca escolar e Regime da Informação: a Lei n.º 12.244/2010 e a produção intelectual de pesquisadores e bibliotecários. 2019. 142 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

OLIVEIRA, M. G. de; SILVA, P. V. B. da. Educação Étnico-racial e formação inicial de professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 183-196, jan./mar. 2017.

PAULA, C. R. de. O protagonismo negro: o movimento negro na luta por uma educação antirracista. Acervo, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 105-120, jul./dez. 2009.

SILVA, M.; PEREIRA, M. M. Dez anos da Lei n.º10.639/03: antecedentes, desdobramentos, percursos. Eccos, São Paulo, ed. 34, p. 117-129, mai/ago. 2014.

SOUZA, F. S. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

OLIVEIRA, D. S. de. A lei n.º 10.639/2003: educação antirracista e regime de informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2022. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.39925. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/39925. Acesso em: 26 abr. 2024.