Formação e desenvolvimento de acervos na biblioteca escolar

o papel do/a bibliotecário/ na aplicação da Lei 10.639/03

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39926

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, História e Cultura Afro-Brasileira, Educação Antirracista

Resumo

Trata-se de estudo sobre o papel do/a bibliotecário/a na formação e desenvolvimento de acervos na biblioteca escolar, com enfoque na inserção de materiais bibliográficos que atendam à Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e que fomentem discussões sobre a temática racial e/ou indígena nas escolas. Objetiva estabelecer enlaces teóricos sobre a ampliação de acervos que contemplem livros sobre História e Cultura Afro-Brasileira, e sobre a presença do/a bibliotecário/a nas atividades desenvolvidas dentro da biblioteca escolar. Justifica-se pelas gritantes desigualdades sociais e educacionais do país, bem como pela necessidade da construção de uma educação antirracista e que incentive o protagonismo negro nas instituições de ensino. Seus resultados comprovam a importância da biblioteca escolar enquanto espaço de construção social e que permite o fomento de discussões com seus/suas usuários/as, especialmente quando também é estruturada com conteúdos referentes à História Afro-brasileira. Configura-se como pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e pautada em levantamento bibliográfico e documental. Conclui que é essencial a presença de bibliotecários/as nas instituições escolares do país, atuando nas bibliotecas e desenvolvendo projetos que incentivem práticas antirracistas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Tainá Batista de. Perfil profissional do bibliotecário: atual e desejado. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Bibliotecário do século XXI: pensando o seu papel na contemporaneidade. Brasília: Ipea, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 de mar. 2022.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, out. 2004. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana. Acesso em: 29 de mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 10 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 10 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 12 abr. 2022.

BRASIL. Lei 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF, 24 maio 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em 16 mar. 2022.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Ler é preciso: políticas de fomento à leitura, perspectivas e desafios. Goiânia: Cânone Editorial, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás, 2014.

CAMPOS, Arthur Ferreira; VALÉRIO, Erinaldo Dias. AYA Biblioteca: investigação para a encontrabilidade da informação étnico-racial. iência da Informação em Revista, Maceió, v. 8, n. 2, p. 105-120, maio/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n2g

CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane. (org.). Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 151-160.

COSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

FONTES, Sandra Regina. Educação das relações étnico-raciais nas bibliotecas escolares da rede de ensino de Florianópolis: olhares e percursos. 144f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação) - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bóries. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, 1999.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION (IFLA). UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANZATION (UNESCO). Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar, São Paulo, 1999. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em 19 mar. 2022.

KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LIMA, Graziela dos Santos; CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. Educação e diversidade cultural: a Lei Federal 10.639/03 e os acervos de bibliotecas escolares do município de São José-SC. Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação-FEBAB. Florianópolis/SC, 2013. p. 317-332.

MAROTO, Lucia Helena Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, 2008.

NÓBREGA, Nanci Gonçalves. No espelho, o trickster. In: SANTOS, Fabiano dos.; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tania M. K. Mediação da leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

OLIVEIRA, Emily Mendonça de. Práticas de leituras antirracistas na escola pública. 88f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

OLIVEIRA, Larissa Rosa de. As políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar. 2022. 195 p. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.

OLIVEIRA, Larissa Rosa de. Parceria bibliotecário e professores na mediação de práticas leitoras: estudo de caso de uma escola municipal em Aparecida de Goiânia – Goiás. 2019. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18450. Acesso em: 01 abr. 2022.

ORTEGAL, Leonardo. Relações raciais no Brasil: colonialidade, dependência e diáspora. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 133, p. 413-431, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.151.

SANTOS, Isabel Aparecida dos. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 97-113.

SANTOS, Sales Augusto dos. Movimentos negros, educação e ações afirmativas. Brasília. Universidade de Brasília, 2007. 554 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Ana Cladia Emídio da; BERNADINO, Maria Cleide Rodrigues; SILVA, Joselina da; História da Cultura Afro-Brasileira: um olhar sobre a lei 10639/2003 nas bibliotecas escolares. Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1-16, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106595.

SILVA, Márcio Ferreira da. Desafios contemporâneos à biblioteca escolar: as representações à edificação das identidades. In: PIMENTA, Jussara Santos; HUBNER, Marcos Leandro Freitas; HENRIQUES, Hélder; SILVA, Márcio Ferreira da (org.). Biblioteca escolar: memória, práticas e desafios. Curitiba: CRV, 2018.

SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar: organização e funcionamento. In: SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p.64-83, 2021. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 22 abr. 2022.

VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Dávila Maria Feitosa da. Discutindo as relações raciais: os trabalhos de conclusão de curso em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA. REBECIN, v.4, n. esp., p. 132-145, 2.sem.2017.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

VIANA, Lilian; PIERUCCINI, Ivete. Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação de possibilidades. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.8, n.2, jul./dez. 2015. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/119694. Acesso em: 29 mar. 2022.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011. Disponível em: https://www.atfcursosjuridicos.com.br/repositorio/material/3-leitura-extra-02.pdf. Acesso em 3 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

OLIVEIRA, L. R. de .; OLIVEIRA, E. M. . Formação e desenvolvimento de acervos na biblioteca escolar: o papel do/a bibliotecário/ na aplicação da Lei 10.639/03. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2022. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.39926. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/39926. Acesso em: 26 abr. 2024.