Formação e desenvolvimento de acervos na biblioteca escolar
o papel do/a bibliotecário/ na aplicação da Lei 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39926Palavras-chave:
Bibliotecas escolares, História e Cultura Afro-Brasileira, Educação AntirracistaResumo
Trata-se de estudo sobre o papel do/a bibliotecário/a na formação e desenvolvimento de acervos na biblioteca escolar, com enfoque na inserção de materiais bibliográficos que atendam à Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e que fomentem discussões sobre a temática racial e/ou indígena nas escolas. Objetiva estabelecer enlaces teóricos sobre a ampliação de acervos que contemplem livros sobre História e Cultura Afro-Brasileira, e sobre a presença do/a bibliotecário/a nas atividades desenvolvidas dentro da biblioteca escolar. Justifica-se pelas gritantes desigualdades sociais e educacionais do país, bem como pela necessidade da construção de uma educação antirracista e que incentive o protagonismo negro nas instituições de ensino. Seus resultados comprovam a importância da biblioteca escolar enquanto espaço de construção social e que permite o fomento de discussões com seus/suas usuários/as, especialmente quando também é estruturada com conteúdos referentes à História Afro-brasileira. Configura-se como pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e pautada em levantamento bibliográfico e documental. Conclui que é essencial a presença de bibliotecários/as nas instituições escolares do país, atuando nas bibliotecas e desenvolvendo projetos que incentivem práticas antirracistas no Brasil.
Downloads
Referências
ASSIS, Tainá Batista de. Perfil profissional do bibliotecário: atual e desejado. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Bibliotecário do século XXI: pensando o seu papel na contemporaneidade. Brasília: Ipea, 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 de mar. 2022.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, out. 2004. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana. Acesso em: 29 de mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 10 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 12 abr. 2022.
BRASIL. Lei 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF, 24 maio 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em 16 mar. 2022.
BRETAS, Maria Luiza Batista. Ler é preciso: políticas de fomento à leitura, perspectivas e desafios. Goiânia: Cânone Editorial, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás, 2014.
CAMPOS, Arthur Ferreira; VALÉRIO, Erinaldo Dias. AYA Biblioteca: investigação para a encontrabilidade da informação étnico-racial. iência da Informação em Revista, Maceió, v. 8, n. 2, p. 105-120, maio/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2021v8n2g
CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane. (org.). Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 151-160.
COSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
FONTES, Sandra Regina. Educação das relações étnico-raciais nas bibliotecas escolares da rede de ensino de Florianópolis: olhares e percursos. 144f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação) - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.
HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bóries. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, 1999.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION (IFLA). UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANZATION (UNESCO). Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar, São Paulo, 1999. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em 19 mar. 2022.
KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LIMA, Graziela dos Santos; CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. Educação e diversidade cultural: a Lei Federal 10.639/03 e os acervos de bibliotecas escolares do município de São José-SC. Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação-FEBAB. Florianópolis/SC, 2013. p. 317-332.
MAROTO, Lucia Helena Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, 2008.
NÓBREGA, Nanci Gonçalves. No espelho, o trickster. In: SANTOS, Fabiano dos.; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tania M. K. Mediação da leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
OLIVEIRA, Emily Mendonça de. Práticas de leituras antirracistas na escola pública. 88f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
OLIVEIRA, Larissa Rosa de. As políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar. 2022. 195 p. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.
OLIVEIRA, Larissa Rosa de. Parceria bibliotecário e professores na mediação de práticas leitoras: estudo de caso de uma escola municipal em Aparecida de Goiânia – Goiás. 2019. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18450. Acesso em: 01 abr. 2022.
ORTEGAL, Leonardo. Relações raciais no Brasil: colonialidade, dependência e diáspora. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 133, p. 413-431, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.151.
SANTOS, Isabel Aparecida dos. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 97-113.
SANTOS, Sales Augusto dos. Movimentos negros, educação e ações afirmativas. Brasília. Universidade de Brasília, 2007. 554 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Ana Cladia Emídio da; BERNADINO, Maria Cleide Rodrigues; SILVA, Joselina da; História da Cultura Afro-Brasileira: um olhar sobre a lei 10639/2003 nas bibliotecas escolares. Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1-16, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106595.
SILVA, Márcio Ferreira da. Desafios contemporâneos à biblioteca escolar: as representações à edificação das identidades. In: PIMENTA, Jussara Santos; HUBNER, Marcos Leandro Freitas; HENRIQUES, Hélder; SILVA, Márcio Ferreira da (org.). Biblioteca escolar: memória, práticas e desafios. Curitiba: CRV, 2018.
SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar: organização e funcionamento. In: SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p.64-83, 2021. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 22 abr. 2022.
VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Dávila Maria Feitosa da. Discutindo as relações raciais: os trabalhos de conclusão de curso em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA. REBECIN, v.4, n. esp., p. 132-145, 2.sem.2017.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
VIANA, Lilian; PIERUCCINI, Ivete. Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação de possibilidades. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.8, n.2, jul./dez. 2015. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/119694. Acesso em: 29 mar. 2022.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011. Disponível em: https://www.atfcursosjuridicos.com.br/repositorio/material/3-leitura-extra-02.pdf. Acesso em 3 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Larissa Rosa de Oliveira, Emily Mendonça Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.