MODELO SEMÂNTICO PARA QUALIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA TEMÁTICA ACESSIBILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.42255

Palavras-chave:

Tesauro, Recuperação da Informação, Acessibilidade

Resumo

A regulação enfrenta desafios do ponto de vista da recuperação de informações. Por regra geral, essas legislações são organizadas cronologicamente. O Instrumento de Avaliação de Cursos apresenta as diretrizes que qualificam os cursos superiores. Assim, a temática da acessibilidade é tratada de forma transversal neste recurso e, por vezes, o seu conceito fica mal compreendido por questões de abrangência equivocada do termo. A Ciência da Informação e seus estudos com foco na descrição intelectual da informação, do conhecimento e de suas especificações de busca são importantes pilares para a reflexão proposta neste estudo: haveria um instrumento capaz de organizar o conhecimento de forma semântica, representando a sua transversalidade e aumentando a sua recuperabilidade? O objetivo desta revisão bibliográfica é encontrar esse instrumento. Dessa forma, foram selecionados 14 documentos para leitura integral resultando na sugestão do tesauro como ferramenta de organização e representação do conhecimento, por ser um sistema estruturado de relacionamento entre termos.

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Biografia do Autor

Maíra Quintela Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), graduação em Gestão Financeira pela Universidade Unopar (2020), especialização em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário UNA (2012), mestrado em andamento no Programa de Gestão e Organização do Conhecimento (previsão 2022) . Atualmente é gerente financeira na Kroton Educacional, com foco em controles internos e gestão orçamentária. Tem experiência em gestão empresarial focada em indicadores e resultado financeiro. Atuação no desenvolvimento institucional do ensino superior, através do controle regulatório dos cursos e instituições, acompanhando a regularidade e garantindo os requisitos de qualidade pautados na legislação educacional. Vivência com educação inclusiva no ensino superior, coordenando a elaboração de planos de atendimento educacional especializado para estudantes público alvo da educação especial. Experiência em docência de curso superior, na área de Gestão do Conhecimento, e vivência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão da informação e do conhecimento.

Renato Rocha Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutorado em Semantic technologies for Information Retrieval - South Wales University, UK, sob supervisão de Douglas Tudhope, com bolsa do CNPQ. Professor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas, tendo atuado (2010-2021) na Escola de Matemática Aplicada (FGV/EMAp); atualmente Professor e Pesquisador da Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) (2022-). É também professor colaborador da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010-) e da Universidade de Viena (2021-). Foi Visiting Fellow da University of South Wales (2009-2019), Pesquisador Adjunto Sênior da Universidade de Colúmbia (2015-2018), Pesquisador da Academia Austríaca de Ciências (2018-2021) e Pesquisador da Donau-Universität Krems (2020-2021). É membro do Corpo Editorial do periódico "Knowledge Organization", dentre outros periódicos internacionais. Atua nas áreas de Matemática Aplicada, Ciência da Informação e Ciência de Dados, tendo como temas de pesquisa: Representação do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Sistemas de Recuperação de Informações, Indexação Automática, Ontologias, Semântica e Gestão do Conhecimento. Possui extensa experiência em Tecnologia da Informação, inclusive aplicada à Educação, além de experiência em Ensino a Distância.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

MAIA, M. Q.; SOUZA, R. R. MODELO SEMÂNTICO PARA QUALIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA TEMÁTICA ACESSIBILIDADE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.42255. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/42255. Acesso em: 5 nov. 2024.