Um estudo da área da Ciência da Informação sobre a divulgação científica nas redes sociais
uma análise dos artigos publicados nos periódicos indexados na Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.51408Palavras-chave:
Divulgação científica, redes sociais, produção científica, FacebookResumo
Com o avanço tecnológico, intensificam-se as discussões sobre o papel das redes sociais na divulgação científica, servindo como meio de conectar a academia e transcender para o público em geral. Este estudo busca identificar a produção científica recente acerca do uso das redes sociais na Ciência da Informação (CI), com enfoque no Facebook. A pesquisa analisa artigos publicados em periódicos da CI indexados na Web of Science nos últimos 10 anos. Caracterizando-se como um estudo exploratório, utiliza-se o levantamento como principal método de coleta de dados a partir de uma análise qualiquantitativa. Os resultados revelam uma lacuna na pesquisa, mas destacam a importância de estender as discussões e utilizar as redes sociais como ferramentas estratégicas de divulgação científica. Assim, diante da escassez de estudos identificados que mostre em evidência o uso do Facebook na divulgação da ciência, ressalta-se a premente necessidade de ampliar a compreensão sobre o papel das redes sociais na disseminação do conhecimento científico, evidenciando seu potencial estratégico para disseminação da pesquisa.
Downloads
Referências
ALBERTO TOSTES, R. A importância da divulgação científica. Revista Acadêmica Ciência Animal, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 73–74, 2006. DOI:10.7213/cienciaanimal. v4i4.9540. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/9540. Acesso em: 30 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v4i4.9540
ARAUJO, R. F. Ciência 2.0 e a Presença Online de Pesquisadores: visibilidade e impacto. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 1, p. 32-40, 2014.
ARAUJO, R. F. Presença e reputação online de pesquisadores em redes sociais acadêmicas: implicações para a comunicação científica. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36842
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1 Acesso em: 23 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1
CHOO, C. W. Como ficamos sabendo: Um modelo de uso da informação. In:CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. cap. 2. p. 63-120.
CRUZ, A. A. A. C. da, et al. Impacto dos periódicos eletrônicos em bibliotecas universitárias. Ciência da Informação, v.32, n.2, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000200005
GARVEY, W.D.; GRIFFITH, B.C. Communication, the essence ofscience, Apêndice A, B. In: GARVEY, W.D. Communication: the essence of science. Oxford: Pergamon Press, 1979. p. 299. Disponível em: http://global-reach.biz/globstats/evol.html. Acesso em: 12 nov.2022.
GERTRUDIX, M.; RAJAS, M.; ROMERO-LUIS, J.; CARBONELL-ALCOCER, A. Scientific communication in the digital space: actions for the dissemination of research projects under the H2020 program. El Profesional de la Información, v. 30, n.1, 2021.
GUIMARÃES, T.; CORDEIRO, R. O instagram e as hashtags como recurso para a recuperação da informação, 2021. Ámbitos Revista Internacional de Comunicación. 53. 10.12795/Ambitos. 2021. i53.05. DOI: https://doi.org/10.12795/Ambitos.2021.i53.05
MOURA, A. M. S. A Divulgação da Ciência como Literatura. Rio de Janeiro: Casa da Ciência Editora: UFRJ, 2003.
REIS, J.; GONÇALVES, N.L. Veículos de divulgação científica. In: KREINZ, G., PAVAN, C. (orgs.). Os donos da paisagem. São Paulo: Publicações NJR, 2000. p.7-69.
SIQUEIRA, J. C. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 52-66, 2010. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1124. Acesso em: 23 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362010000300004
SILVEIRA, E; SENA, P. M.; DUARTE, E. J. Revista ACB: a divulgação científica no facebook. RBBD, São Paulo, v. 131, p. 2287-2299, dez. 2017.
TARGINO, M. G.; TORRES, N. H. Comunicação Científica Além da Ciência. Ação midiática: estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, Paraná, n. 7, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36899/22924. Acesso em: 23 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.5380/am.v0i7.36899
TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos fatores no fluxo da informação. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. esp., 1. sem., 2006. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p75
TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago., 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000200010
VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 2, n. 20, p. 159-169, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v20n2/04.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-37862008000200004
VALERIO, P. M. Comunicação científica e divulgação: o público na perspectiva da Internet. In: PINHEIRO, L. V. R.; OLIVEIRA; PRÍNCIPE, E. (Orgs.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: IBICT, 2012, 367 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edla Santana, Nadi Helena Presser
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.