Um estudo da área da Ciência da Informação sobre a divulgação científica nas redes sociais
uma análise dos artigos publicados nos periódicos indexados na Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.51408Palavras-chave:
Divulgação científica, redes sociais, produção científica, FacebookResumo
Com o avanço tecnológico, intensificam-se as discussões sobre o papel das redes sociais na divulgação científica, servindo como meio de conectar a academia e transcender para o público em geral. Este estudo busca identificar a produção científica recente acerca do uso das redes sociais na Ciência da Informação (CI), com enfoque no Facebook. A pesquisa analisa artigos publicados em periódicos da CI indexados na Web of Science nos últimos 10 anos. Caracterizando-se como um estudo exploratório, utiliza-se o levantamento como principal método de coleta de dados a partir de uma análise qualiquantitativa. Os resultados revelam uma lacuna na pesquisa, mas destacam a importância de estender as discussões e utilizar as redes sociais como ferramentas estratégicas de divulgação científica. Assim, diante da escassez de estudos identificados que mostre em evidência o uso do Facebook na divulgação da ciência, ressalta-se a premente necessidade de ampliar a compreensão sobre o papel das redes sociais na disseminação do conhecimento científico, evidenciando seu potencial estratégico para disseminação da pesquisa.
Downloads
Referências
ALBERTO TOSTES, R. A importância da divulgação científica. Revista Acadêmica Ciência Animal, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 73–74, 2006. DOI:10.7213/cienciaanimal. v4i4.9540. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/9540. Acesso em: 30 out. 2022.
ARAUJO, R. F. Ciência 2.0 e a Presença Online de Pesquisadores: visibilidade e impacto. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 1, p. 32-40, 2014.
ARAUJO, R. F. Presença e reputação online de pesquisadores em redes sociais acadêmicas: implicações para a comunicação científica. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 2, 2017.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1 Acesso em: 23 out. 2022.
CHOO, C. W. Como ficamos sabendo: Um modelo de uso da informação. In:CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. cap. 2. p. 63-120.
CRUZ, A. A. A. C. da, et al. Impacto dos periódicos eletrônicos em bibliotecas universitárias. Ciência da Informação, v.32, n.2, 2003.
GARVEY, W.D.; GRIFFITH, B.C. Communication, the essence ofscience, Apêndice A, B. In: GARVEY, W.D. Communication: the essence of science. Oxford: Pergamon Press, 1979. p. 299. Disponível em: http://global-reach.biz/globstats/evol.html. Acesso em: 12 nov.2022.
GERTRUDIX, M.; RAJAS, M.; ROMERO-LUIS, J.; CARBONELL-ALCOCER, A. Scientific communication in the digital space: actions for the dissemination of research projects under the H2020 program. El Profesional de la Información, v. 30, n.1, 2021.
GUIMARÃES, T.; CORDEIRO, R. O instagram e as hashtags como recurso para a recuperação da informação, 2021. Ámbitos Revista Internacional de Comunicación. 53. 10.12795/Ambitos. 2021. i53.05.
MOURA, A. M. S. A Divulgação da Ciência como Literatura. Rio de Janeiro: Casa da Ciência Editora: UFRJ, 2003.
REIS, J.; GONÇALVES, N.L. Veículos de divulgação científica. In: KREINZ, G., PAVAN, C. (orgs.). Os donos da paisagem. São Paulo: Publicações NJR, 2000. p.7-69.
SIQUEIRA, J. C. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 52-66, 2010. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1124. Acesso em: 23 out. 2022.
SILVEIRA, E; SENA, P. M.; DUARTE, E. J. Revista ACB: a divulgação científica no facebook. RBBD, São Paulo, v. 131, p. 2287-2299, dez. 2017.
TARGINO, M. G.; TORRES, N. H. Comunicação Científica Além da Ciência. Ação midiática: estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, Paraná, n. 7, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36899/22924. Acesso em: 23 out. 2022.
TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos fatores no fluxo da informação. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. esp., 1. sem., 2006.
TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago., 2005.
VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 2, n. 20, p. 159-169, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v20n2/04.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
VALERIO, P. M. Comunicação científica e divulgação: o público na perspectiva da Internet. In: PINHEIRO, L. V. R.; OLIVEIRA; PRÍNCIPE, E. (Orgs.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: IBICT, 2012, 367 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edla Santana, Nadi Helena Presser
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.