Um estudo da área da Ciência da Informação sobre a divulgação científica nas redes sociais

uma análise dos artigos publicados nos periódicos indexados na Web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.51408

Palavras-chave:

Divulgação científica, redes sociais, produção científica, Facebook

Resumo

Com o avanço tecnológico, intensificam-se as discussões sobre o papel das redes sociais na divulgação científica, servindo como meio de conectar a academia e transcender para o público em geral. Este estudo busca identificar a produção científica recente acerca do uso das redes sociais na Ciência da Informação (CI), com enfoque no Facebook. A pesquisa analisa artigos publicados em periódicos da CI indexados na Web of Science nos últimos 10 anos. Caracterizando-se como um estudo exploratório, utiliza-se o levantamento como principal método de coleta de dados a partir de uma análise qualiquantitativa. Os resultados revelam uma lacuna na pesquisa, mas destacam a importância de estender as discussões e utilizar as redes sociais como ferramentas estratégicas de divulgação científica. Assim, diante da escassez de estudos identificados que mostre em evidência o uso do Facebook na divulgação da ciência, ressalta-se a premente necessidade de ampliar a compreensão sobre o papel das redes sociais na disseminação do conhecimento científico, evidenciando seu potencial estratégico para disseminação da pesquisa.

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Biografia do Autor

Edla Barbosa de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Bibliotecária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPE. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Participa do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação (CNPq/UFPE). Atua nas seguintes abordagens de pesquisa: Fontes de Informação; Estudos de Usuário; Estudos de uso da informação; Desinformação.

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE. Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia. Líder do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação. Atua nos seguintes temas de interesse: gestão da informação, contexto social e cultura em informação, inovação inclusiva.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

SANTANA, E. B. de; PRESSER, N. H. Um estudo da área da Ciência da Informação sobre a divulgação científica nas redes sociais: uma análise dos artigos publicados nos periódicos indexados na Web of Science. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, p. e051408, 2024. DOI: 10.35699/2237-6658.2024.51408. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51408. Acesso em: 10 out. 2024.