A CREDIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES ONLINE NA ERA DA PÓS-VERDADE
Keywords:
Desinformação. Pós-verdade. Credibilidade da informação. Redes sociais online.Abstract
Com o aumento da utilização de redes sociais online como plataformas de informação, divulgação e busca de notícias, a liberdade na criação e compartilhamento de informação dá à sociedade o poder de ser agente ativo na disseminação cotidiana de informações dentro das redes sociais online. Diante disso, surge o questionamento sobre a veracidade das informações divulgadas nestas plataformas, uma vez que esta autonomia deixa de lado a formalização e verificação dos fatos. A partir disto, este artigo propõe apresentar como a desregulação e a desinformação se tornam fenômenos comuns dentro deste contexto, e no que estes fenômenos afetam a veracidade das informações compartilhadas e a sociedade, enquanto consumidora de informação. Para chegar a este objetivo, se fará a apresentação e exemplificação de casos de compartilhamento de informações falsas, demonstrando critérios de análise de informações e apresentando o conceito de pós-verdade e “fake news”.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.