Leitura de professores e práticas pedagógicas no ensino superior
Abstract
Aborda o processo de construção do conhecimento levando ao estudo dos fundamentos epistemológicos das ciências e teorias que embasam o conhecimento científico para compreendermos as linhas de pensamento norteadoras das práticas pedagógicas de ensino. A pesquisa analisa o Projeto Político Pedagógico do curso de Biblioteconomia, com o objetivo de reunir disciplinas que possibilitem a reflexão entre informação, sociedade e cidadania. Nesta perspectiva, inicialmente levantamos e analisamos escritos (livros, artigos, programas de disciplinas, e o projeto político pedagógico do curso e textos acadêmicos especializados) que trazem informações relevantes na área epistemológica e biblioteconômica. Posteriormente será feito a aplicação de questionários e entrevistas com os docentes do curso de Biblioteconomia. Identificar o nível de conhecimento dos docentes do Departamento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão acerca dos paradigmas que embasam seus processos de ensino-aprendizagem, ou seja, o que lêem para construir suas metodologias de ensino, conforme as necessidades de seus alunos e saber como o atual currículo amplia a dimensão social do curso ao público alvo articulado com as ações pedagógicas dos profissionais de Biblioteconomia. Estão sendo analisadas, as seguintes disciplinas: História do Livro e das Bibliotecas, Análise Temática da Informação, Representação Descritiva, Gestão de Bibliotecas Públicas e Escolares, Serviços de Bibliotecas Especializadas e Universitárias, que reúnem um conjunto de informações indispensáveis para compreender as mudanças que estão sendo efetivadas no Curso. Palavras-chave: Epistemologia. Biblioteconomia. Maranhão.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.