Hellish Books

an analysis of Monteiro Lobato’s work through the Social Imaginary perspective.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.26676

Keywords:

Monteiro Lobato, Social Imaginary, Brazilian Military Dictatorship, Prohibited Books, Hellish Books

Abstract

This article approach the theme of hellish books and their censorship processes from the imaginary perspective. The investigation has as main contribution the analysis of the Social Imaginary present in contexts of literary prohibition under the theoretical support of Maria Luiza Carneiro, Michel Foucault and Carlos Serbena. It aimed to understand the Social Imaginary during the Brazilian Dictatorship by comparing two works by the author Monteiro Lobato: Reinações de Narizinho and Peter Pan, as an antithesis to the discourse of the state ideological machine. The methodology used was Bardin's Content Analysis, constituting a qualitative research. The results showed that the censors' speeches were related to five discursive categories and it was verified that the imaginary, as a social function, is able to legitimate regimes through political speeches weighed as true by them. In parallel, the potential of children's literary reading is suggested to instill reflections and criticism in their readers.

 

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Author Biographies

Yago Henrique Andrade Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Biblioteconomia na Escola da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bolsista voluntário de Iniciação Científica do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/PPGCI) e atualmente é pesquisador associado deste mesmo gabinete. Também é monitor da disciplina de Gestão de Unidades de Informação e estagiário na empresa NITRO Histórias Visuais. Suas linhas de pesquisa de interesse são: Livros Proibidos; Imaginário Social; Indexação de Imagens; Arquitetura da Informação; Estudos de Usuários; e Tecnologias aplicadas à Biblioteconomia.

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Residente do IEAT, Claudio Paixão Anastácio de Paula é graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, mestre em Ciência da Informação pela UFMG e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. É coordenador do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFGM). É pesquisador do GECCI (Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação) e do EPIC (Estudos de Práticas Informacionais e Cultura), ambos vinculados ao PPGCI/UFMG. É também coordenador do curso de especialização em "Gestão da Informação e Pessoas" (GIP) do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) da ECI/UFMG. Possui capítulos de livros e artigos publicados sobre Abordagem Clínica da Informação (ACI), inconsciente, imaginação, informação, imaginário, gestão do conhecimento, pós-modernidade, transhumanismo, psicoterapia, saúde, educação, psicologia administração e psicologia organizacional. Atua na investigação das relações entre a informação enquanto um objeto de estudo interdisciplinar e as ciências que se dedicam a estudá-la; dos processos afetivos e simbólicos que subjazem e influenciam os fenômenos infocomunicacionais; da ampliação do escopo da Ciência da Informação a partir da introdução de pesquisas que incorporem a ação do imaginário e dos conteúdos e reações inconscientes nos processos informacionais, na cognição e na interpretação da realidade de indivíduos e grupos; e de uma crítica da chamada ?identidade brasileira? a partir da sua compreensão como a idealização de uma hiperidentidade baseada em identidades múltiplas violentamente enfeixadas. Inclui, entre suas experiências, atividades junto à ACT. Inc. (Companhia especializada em avaliação e certificação educacional, ocupacional e profissional) no Brasil e em sua sede em Iowa City, EUA. Foi Membro do Comitê Executivo da International Association for Junguian Studies (IAJS). 

Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Administração, é Especialista em Gestão Estratégica da Informação (2010), Mestra (2013) e Doutora (2017) em Ciência da Informação - área de Gestão da Informação e Conhecimento - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade. Exerce a função de Coordenadora Adjunta do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG) dedicando-se a pesquisas que abordam temas relacionados aos comportamentos e práticas informacionais e dimensões simbólicas do uso da informação. É membro do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital ( CIC.Digital) da Universidade do Porto, Portugal. Desenvolve estudos na área de educação a distância tendo atuado como tutor pelo Centro de Apoio a Educação a Distância - CAED/UFMG no período de 2012/2013. Foi servidora da Universidade Federal de Minas Gerais, lotada no Sistema de Bibliotecas, exercendo atividades na área de planejamento, gestão e apoio a projetos. Com formação em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx/UFMG), coordenou o projeto de Inventário do parque computacional da UFMG (1999) da Assessoria de Tecnologia da Informação e exerceu a Coordenação Adjunta do Programa de Administração e Gerenciamento de resíduos sólidos (Geresol UFMG), de 1999 a 2004.

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Published

2021-06-02

How to Cite

ALMEIDA, Y. H. A.; PAULA, C. P. A. de; ARAÚJO, E. P. de O. Hellish Books: an analysis of Monteiro Lobato’s work through the Social Imaginary perspective. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação , Belo Horizonte, v. 11, p. e–26676, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.26676. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26676. Acesso em: 3 jul. 2024.