Semantic model for qualification and recovery of the theme accessibility

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.42255

Keywords:

Thesaurus, Information Retrieval, Accessibility

Abstract

Regulation faces challenges from the point of view of information retrieval. As a general rule, these laws are organized chronologically. The Course Evaluation Instrument has the guidelines that qualify higher education courses. The theme of accessibility is dealt with in a transversal way in this instrument and sometimes its concept is misunderstood due to the wrong scope of the term. Information Science and its studies focused on the intellectual description of information, knowledge and its search specifications are important pillars for the reflection proposed in this study: would there be an instrument capable of organizing knowledge in a semantic way, representing its transversality and increasing its recoverability? The objective of this bibliographic review is to find this instrument. Fourteen documents were selected for full reading, resulting in the suggestion of the thesaurus as an instrument for organizing and representing knowledge, as it is a structured system of relationship between terms.

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Author Biographies

Maíra Quintela Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), graduação em Gestão Financeira pela Universidade Unopar (2020), especialização em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário UNA (2012), mestrado em andamento no Programa de Gestão e Organização do Conhecimento (previsão 2022) . Atualmente é gerente financeira na Kroton Educacional, com foco em controles internos e gestão orçamentária. Tem experiência em gestão empresarial focada em indicadores e resultado financeiro. Atuação no desenvolvimento institucional do ensino superior, através do controle regulatório dos cursos e instituições, acompanhando a regularidade e garantindo os requisitos de qualidade pautados na legislação educacional. Vivência com educação inclusiva no ensino superior, coordenando a elaboração de planos de atendimento educacional especializado para estudantes público alvo da educação especial. Experiência em docência de curso superior, na área de Gestão do Conhecimento, e vivência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão da informação e do conhecimento.

Renato Rocha Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutorado em Semantic technologies for Information Retrieval - South Wales University, UK, sob supervisão de Douglas Tudhope, com bolsa do CNPQ. Professor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas, tendo atuado (2010-2021) na Escola de Matemática Aplicada (FGV/EMAp); atualmente Professor e Pesquisador da Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) (2022-). É também professor colaborador da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010-) e da Universidade de Viena (2021-). Foi Visiting Fellow da University of South Wales (2009-2019), Pesquisador Adjunto Sênior da Universidade de Colúmbia (2015-2018), Pesquisador da Academia Austríaca de Ciências (2018-2021) e Pesquisador da Donau-Universität Krems (2020-2021). É membro do Corpo Editorial do periódico "Knowledge Organization", dentre outros periódicos internacionais. Atua nas áreas de Matemática Aplicada, Ciência da Informação e Ciência de Dados, tendo como temas de pesquisa: Representação do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Sistemas de Recuperação de Informações, Indexação Automática, Ontologias, Semântica e Gestão do Conhecimento. Possui extensa experiência em Tecnologia da Informação, inclusive aplicada à Educação, além de experiência em Ensino a Distância.

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Published

2023-05-26

How to Cite

MAIA, M. Q.; SOUZA, R. R. Semantic model for qualification and recovery of the theme accessibility. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação , Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.42255. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/42255. Acesso em: 16 aug. 2024.