COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores

Autores/as

  • Brenda Barbosa dos Santos

Palabras clave:

Erebd. Comunicação Oral. Mediação de Leitura. Biblioteca Humana.

Resumen

O presente trabalho trata-se de aspectos do fortalecimento da comunicação oral em uma sociedade digital através da mediação de leitura. O objetivo principal foi mostrar a importância de se estimular a comunicação oral por meio de intervenções e projetos de atividades ligadas à leitura. Neste trabalho foram abordados os conceitos de comunicação, leitura e mediação. A metodologia se constitui de uma revisão bibliográfica acrescida de uma atividade prática desenvolvida em uma disciplina do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, baseada na iniciativa Biblioteca Humana. Por meio das análises obteve a importância de estimular as formas de comunicação e como esta pode estar associada a formação leitora do indivíduo quando feita através de mediação de leitura. Por fim, conclui-se que colocar os indivíduos como autores e contadores das próprias histórias é efetivo para desenvolver a oralidade, gerando discussões sobre temas pertinentes e livros que estão sendo mediados, além de ser uma forma de criar o senso de identidade e aproximação ao romper com o paradigma que as histórias estão apenas nos livros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-17

Cómo citar

SANTOS, B. B. dos. COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16892. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

GT1 - Cultura, informação e sociedade