COMUNICAÇÃO ORAL E MEDIAÇÃO DE LEITURA: Formando leitores autores
Palabras clave:
Erebd. Comunicação Oral. Mediação de Leitura. Biblioteca Humana.Resumen
O presente trabalho trata-se de aspectos do fortalecimento da comunicação oral em uma sociedade digital através da mediação de leitura. O objetivo principal foi mostrar a importância de se estimular a comunicação oral por meio de intervenções e projetos de atividades ligadas à leitura. Neste trabalho foram abordados os conceitos de comunicação, leitura e mediação. A metodologia se constitui de uma revisão bibliográfica acrescida de uma atividade prática desenvolvida em uma disciplina do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, baseada na iniciativa Biblioteca Humana. Por meio das análises obteve a importância de estimular as formas de comunicação e como esta pode estar associada a formação leitora do indivíduo quando feita através de mediação de leitura. Por fim, conclui-se que colocar os indivíduos como autores e contadores das próprias histórias é efetivo para desenvolver a oralidade, gerando discussões sobre temas pertinentes e livros que estão sendo mediados, além de ser uma forma de criar o senso de identidade e aproximação ao romper com o paradigma que as histórias estão apenas nos livros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.